Governadora participa da solenidade de abertura do 1O Workshop de Energia Eólica

O 1o Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresarias, que acontece até terça-feira (30), reúne em Natal o setor empresarial e pesquisadores de diferentes nacionalidades. A proposta do encontro é programar ações tecnológicas e de pesquisa que atendam às necessidades geográficas e os desafios tecnológicos para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de energia eólica no Rio Grande do Norte. O workshop é a primeira fase para a implantação do Instituto Internacional de Pesquisa em Energia Eólica no RN.
"Tudo que se refere à ciência e tecnologia é importantíssimo para o desenvolvimento. No mundo de hoje, nós não podemos prever um futuro, com mais geração de emprego e renda, se não aproveitar todo o potencial que temos e se não estivermos caminhando lado a lado com a inovação e com a pesquisa para que a gente possa ter um desenvolvimento realmente sustentável", disse a governadora Rosalba Ciarlini, que prestigiou a solenidade de abertura do evento. "Como o Rio Grande do Norte tem todo esse potencial dos bons ventos e já é no Brasil a área que se concentra o maior número de parques eólicos, isso é fundamental. O Governo do Estado parte na liderança desse empreendimento convocando as universidades, CTGÁS e todas as instituições públicas e privadas que possam se associar a esse instituto", concluiu.
O 1o Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresarias é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). "O Estado tem o maior potencial do Brasil na área de energia eólica. Nós temos, enquanto Governo e por recomendação da Governadora, a obrigação de criarmos instituições para dar sustentabilidade a esse projeto – do ponto de vista tanto técnico, tecnológico, como também de pesquisa de ponta – que venham otimizar e fazer com que, um evento como este alcance também os micros e pequenos empresários", explicou Bernardete Cordeiro, diretora presidente da FAPERN.
Participam do workshop empresas geradores de energia eólica e fabricantes de equipamentos necessários à geração da energia, pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais, Pará, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, UFERSA, UERN, IFRN, pesquisadores que atuam nas instituições de ciências e tecnologia instaladas no RN e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS – ER)