Natal: Prefeitura entrega 452 minicomputadores para alunos da Escola Municipal Herly Parente


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, entregou, na tarde desta terça-feira (30), 452 computadores aos alunos matriculados na Escola Municipal Herly Parente, localizada no conjunto Igapó, zona Norte de Natal. Os computadores disponibilizados para a unidade escolar representam a instalação do Projeto Um Computador Por Aluno (UCA), desenvolvido pelo Governo Federal e que conta com apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Para a chefe do Executivo Municipal, a inclusão digital de crianças e jovens significa o avanço da Educação de Natal. "Quando podemos difundir o uso do computador com os nossos alunos para que eles possam fazer seus trabalhos e, assim, estudar mais através dessa nova ferramenta, a educação do nosso município ganha. O que esperamos é que este projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Natal possa chegar a muitas outras escolas da rede", disse a prefeita.
Também presente na solenidade, o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, enfatizou a importância do uso destes computadores para o desenvolvimento das crianças da escola. "Iniciar as crianças neste novo mundo digital de informação é a certeza de benefícios para elas quando chegarem a séries superiores", pontuou o secretário Walter Fonseca.
Esta é a primeira escola da rede municipal de Natal a receber o projeto que visa a inclusão digital de toda a comunidade escolar. Para recebê-lo, os professores e a equipe de apoio da unidade estão sendo capacitados desde fevereiro deste ano pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Uma sala foi adaptada para instalação dos equipamentos, que serão utilizados por professores e alunos para o uso pedagógico. O minicomputador possui sistema Linux Metasys e conta com aplicativos do Office, além de câmera e filmadora.
"Esta é uma oportunidade ímpar para os professores da escola que estão recebendo capacitação, mas principalmente, para os alunos que terão a possibilidade usar o computador e, ainda, ter aulas em qualquer lugar da escola", explicou a coordenadora do UCA na Herly Parente, Conceição Barros, acrescentando que a escola está conectada com access points de 2 MB, o que possibilita acesso livre à internet em todo o prédio.
Para o próximo ano, a Prefeitura do Natal está focada em outro projeto para inclusão digital dos alunos da rede municipal. Neste projeto seriam adquiridos cerca de quatro mil computadores para todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal.
Durante a solenidade, a prefeita lembrou, ainda, que a população de Igapó será contemplada em breve com a inauguração de um Ambulatório Médico Especializado (AME) e com a reforma do cemitério do bairro.