Pedro Damásio lança candidatura à presidência do CREA-RN

Alavancar o processo de desenvolvimento do Estado através da modernização administrativa e implementar mudanças que estabeleçam uma gestão ainda mais democrática, transparente e participativa. Estas são as prioridades do candidato à presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), Pedro Damásio.
O engenheiro elétrico, advogado, técnico de mineração e administrador Pedro Damásio lança sua campanha com o ideal de reformular o modelo de gestão da entidade, proporcionando uma interação mais efetiva com a sociedade. "Através de uma fiscalização preventiva, ao invés de exclusivamente corretiva, o CREA protege o profissional e a sociedade A fiscalização tem que ser aprimorada e assim valorizar o exercício da profissão", justifica a estratégia que adotará, caso eleito.
Há 42 anos o CREA-RN atua na fiscalização e no fornecimento do registro profissional de engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, além de técnicos de ensino médio e tecnológicos desse setor. Estima-se que 15 mil profissionais do setor estejam registrados atualmente e habilitados para votar nas próximas eleições da entidade.
Outra intenção do engenheiro é firmar parcerias com prefeituras para a contratação de profissionais gabaritados para atuar no setor. Segundo Pedro Damásio, 90% dos municípios brasileiros não possuem profissionais habilitados para realizar projetos e planejamentos.
"Nossa proposta é tornar o CREA participativo, transparente (com a publicação de todas as atas das reuniões), resgatar a credibilidade do profissional; além do compromisso de não assumir nenhum cargo público enquanto estiver na gestão", compromete-se.
A corrida eleitoral no CREA-RN terá seu desfecho em 8 de novembro, dia da votação. O mandato de presidente é de três anos, podendo ser prolongado por outros três. Os profissionais da entidade também elegem o Presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), e o Diretor Geral e Administrativo do Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua-RN).
Pedro Damásio apóia a candidatura de Cabrini para a presidência do Confea, de Josué Teixeira para a direção geral da Mútua-RN, e de Francisco Joseraldo para a direção administrativa da Mútua.
Conheça um pouco sobre a trajetória do candidato:
Formação Profissional:
Curso Técnico de Mineração (ETFRN);
Curso de Engenharia Elétrica (UFRN);
Curso de Administração de Empresas (UFRN);
Curso de Bacharelado em Direito (FARN).
Experiência Profissional:
·        Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte
Cargo: Engenheiro Eletricista exercendo as atividades de Projeto, construção e manutenção de subestações, redes e linhas. Tendo exercido ainda os cargos de Gerente de Divisão, Gerente de Departamento, Gerente da Assistência e de Diretor de Operações.
·        Exercício de Mandato Sindical no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética e Prestadora de Serviço no Setor Elétrico do Estado do Rio Grande do Norte – SINTERN, atualmente no Cargo de Diretor Financeiro.
·        Exerce o Mandato no Conselho de Administração da COSERN, eleito pelos empregados.
·        Conselheiro Regional do CREA/RN, mandato de 2011 a 2013.
·        Diretor Administrativo DO CREA/RN, mandato em 1993.
·        Vice Presidente do CREA/RN, mandato de em 2005.