Prefeita visita treinamento dos Guardas Municipais com pistola Taser

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, visitará o treinamento que está sendo realizado com a Guarda Municipal para utilização das pistolas Taser, tipo de arma não letal. A visita acontece às 10 horas desta terça-feira (9), no Parque da Cidade.
Em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu pistolas deste tipo, doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para uso da Guarda Municipal de Natal (GMN). No entanto, para que eles possam receber o equipamento, os guardas estão passando, desde a última semana, por um treinamento para o uso específico da pistola Taser.
O curso está sendo realizado, diariamente, das 8h às 12h, no Parque da Cidade e o armamento será utilizado nas ruas apenas após a conclusão deste curso, que está previsto para o final deste mês. A GMN conta com um efetivo de 528 homens e todos participam do treinamento.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, o objetivo do curso é preparar os guardas para utilização desta arma que possui uma tecnologia diferenciada. "Entre os pontos principais desta tecnologia está a utilização de um chip que registra o momento do disparo e quem utilizou o equipamento. Por isso a importância de aprender como e quando utilizá-la", explica Carlos Paiva, acrescentando que a munição não pode ser reutilizada e tem alto custo (U$ 35 cada).
PISTOLA TASER
A pistola Taser é uma arma não letal que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos. Ela interrompe a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é a paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé.
O objetivo do Taser é criar tempo suficiente para que o agente de segurança pública possa algemar o infrator, levá-lo preso ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo de paralisação fica a critério do operador, pois, depende da decisão deste de manter o gatilho pressionado.