13 municípios serão beneficiados pelo Governo com regularização fundiária

A governadora Rosalba Ciarlini assinou a emissão de títulos de regularização fundiária para 20 trabalhadores rurais de 11 municípios do Rio Grande do Norte. O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), em Mossoró. Segundo Gilberto Jales, titular da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), a ação governamental atende aos territórios do Sertão Apodi e Açu/Mossoró.
"A governadora está entregando mais 20 escrituras públicas de mais assentamentos, como parte da ação desenvolvida pelo Programa de Crédito Fundiário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e em parceria com o Governo do Estado", assegurou Jales, acrescentando que 13 são do território do Sertão Apodi e sete da região Açu/Mossoró.
Gilberto Jales informou que a ação do Governo do Estado beneficia 86 famílias com a emissão dos 20 títulos. De janeiro até agora, o secretário disse que a administração da governadora Rosalba Ciarlini já beneficiou diretamente 287 famílias, fruto de um investimento de R$ 3 milhões na aquisição de terras e de mais R$ 6,5 milhões na garantia de infraestrutura no campo.
Para a governadora Rosalba Ciarlini, os municípios potiguares precisam estar atentos e informar ao Governo do Estado sobre a existência de áreas rurais que precisam de regularização fundiária. "Precisamos dessa parceria. Precisamos que os municípios encaminhem as áreas que precisam ser regularizadas, pois somente assim poderemos como ir atrás de mais recursos para atender e garantir melhoria da qualidade de vida de mais trabalhadores e trabalhadoras rurais", disse.
Um dos trabalhadores rurais beneficiados pela regularização fundiária é Pedro de Freitas Bezerra, 58, do município de Upanema. Ele agradeceu pelo benefício à governadora Rosalba Ciarlini e disse que pensava que não seria mais atendido. "Passei quatro anos e seis meses esperando e lutando por esse benefício, mas agora, com uma equipe competente e com menos de um ano no governo, a governadora nos deu essa alegria e recebo o título (da terra) que eu tanto precisava", disse o agricultor.
TEXTO: Edilson Damasceno
FOTOS: Carlos Costa