Deputados discutem problema de abastecimento de água no município Luís Gomes

O problema de abastecimento de água da cidade Luís Gomes, localizado na microrregião de Serra de São Miguel, foi o destaque no pronunciamento do deputado estadual Fernando Mineiro, durante a sessão de hoje (28). Na ocasião, o parlamentar pediu apoio dos demais colegas para aprovar um requerimento dirigido ao Governo do Estado e à Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) solicitando a construção de uma mini-adutora ligando as cidades Major Sales e Luís Gomes. Segundo Mineiro, a cidade sofre a pior crise de abastecimento do estado e a prefeitura já decretou situação de emergência.

O deputado informou que para a construção da mini-adutora o governo precisa autorizar a liberação dos recursos, na ordem de R$ 2 milhões. "É um valor ínfimo e a população está cobrando providências. Eles estão utilizando a água de um açude, mas esse reservatório tem pouca possibilidade de aproveitamento", declarou. O deputado ainda citou uma pesquisa sobre saneamento que aponta Natal como uma das cidades com maior desperdício de água. "É preciso cuidar disso. A população do interior está sofrendo com a falta de água, enquanto aqui há esse desperdício", afirmou.

A deputada Márcia Maia aproveitou a ocasião para chamar a atenção da Caern e da Prefeitura de Natal sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Guarapes. Segundo ela, ainda não foi autorizada a doação do terreno para a instalação da ETE, por meio da iniciativa do Executivo municipal. "A Prefeitura ainda não assinou o termo de cessão do terreno e o prazo está encerrando", disse Márcia. A deputada ainda solicitou à Caern que elaborasse o estudo, baseado nas compensações pedidas pela população do bairro Guarapes. "A Caern e o Ministério Público ficaram de elaborar um termo de compromisso com base nos pedidos da população, mas ainda não foi feito. Peço que os órgãos responsáveis agilizem esse processo", concluiu.