Governadora participa de abertura da Semana da Pátria na Praça Cívica

Na manhã desta quinta-feira (1º), representantes das forças armadas e sociedade civil participaram da abertura da Semana da Pátria 2011, na Praça Cívica, em Petrópolis. O evento celebra a independência do Brasil e contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, que declarou abertas as comemorações em torno da data. A abertura teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Norte e de Natal, recepção do fogo simbólico da Pátria e leitura da Mensagem Cívica.
 
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a independência e liberdade do Brasil, pediu aos militares, civis e estudantes presentes na solenidade que façam uma reflexão da liberdade do país, que é o bem a ser preservado com muito carinho. "Hoje, nosso país é independente, mas nós temos que buscar ainda uma luta pela inclusão dos brasileiros que se encontram na faixa de miséria, que lutam pela força de trabalho, pela igualdade entre homens e mulheres, tendo sempre o rumo da cidadania e defender nossos direitos e deveres como cidadãos brasileiros", acrescentou.
 
Além da governadora, estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Paulinho Freire, autoridades militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, e os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, de Comunicação, Alexandre Mulatinho, e da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, além do comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo.
 
A leitura da Mensagem Cívica foi proferida pela secretária Betânia Ramalho, destacando que o direito da cidadania é uma prática garantida no RN, uma alternativa democrática e que se constitui em um ato cívico de patriotismo que proporciona qualidade de vida e dignidade humana.
 
"Quero deixar uma mensagem de alegria e de certeza por vivermos em um Estado que nos orgulha fundamentalmente pelo respeito aos seus cidadãos, tendo a certeza de que, através desse desenvolvimento, proporcionamos a melhoria da qualidade de vida ao povo potiguar", completou.
 
A secretária destacou ainda que o RN não é um Estado para poucos, mas para todos. "Não é só para as gerações de hoje, mas também para as gerações do amanhã. Um Estado que respeita o ser humano, respeita a natureza, respeita os valores morais e respeita a grandeza de Deus. Tenhamos fé no Rio Grande do Norte e acreditemos que juntos poderemos construir um lugar onde todos possam viver com dignidade", concluiu.
 
 
Confira abaixo a programação completa da Semana da Pátria 2011. 

01/SET
Torneio de Futebol Society para Oficiais, PRF e Professores 
Horário: 8h 
Local: Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal 

Torneio de Futebol de Campo para Praças e Guardas Municipais 
Horário: 8h 
Local: 7º BE Cmb 

Solenidade de Abertura da Semana da Pátria 
Horário: 10h
Local: Praça Pedro Velho (Praça Cívica) 

Apresentação da Banda de Música da BANT 
Horário: 19h 
Local: Shopping Via Direta 

02/SET
Torneio de Voleibol Feminino 
Horário: 8h 
Local: Base Aérea de Natal 

Solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional 
Horário: 9h 
Local: Centro Administrativo 

Apresentação da Banda de Música da MB 
Horário: 19h 
Local: Norte Shopping 

03/SET
Competição de Tiro 
Horário: 8h 
Local: Clube da Polícia Federal (CAP) 

Travessia de natação 
Horário: 8h 
Local: Saída de Ponta Negra e chegada na Via Costeira 

04/SET
Parada Naval 
Horário: 10h 
Local: Litoral do Rio Grande do Norte  

05/SET
Cerimônia Cívica com apresentação da Banda de Música da PMRN 
Horário: 10h 
Local: Academia Norte-rio-grandense de Letras 

07/SET
Desfile Cívico-Militar e cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 
Horário: 9h
Local: Praça Pedro Velho (Praça Cívica) 
 
Texto: Artur Dantas      
Fotos: Demis Roussos