Idependência e vida, por Paiva Netto

Independência e vida
Paiva Netto

Dez de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Tendo este ano como lema "Prevenindo o suicídio em sociedades multiculturais", a International Association for Suicide Prevention (IASP) nos traz séria convocação:

"O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio representa uma oportunidade para todos os setores da sociedade — público, organizações de caridade, comunidades, pesquisadores, profissionais da saúde, políticos e legisladores, voluntários, aqueles que tenham sofrido a perda de alguém querido, outras organizações e pessoas interessadas — para que se juntem à IASP e à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um chamado da atenção pública sobre a carga emocional inaceitável e o custo do comportamento suicida, por meio de atividades que promovam a compreensão do suicídio e ressaltem as muitas estratégias de prevenção que têm sido efetivas ao redor do mundo".

Em 7 de setembro comemoramos o Dia da Pátria, ocasião também para nos inspirar o aumento de ações sociais e de amparo espiritual que impeçam o suicídio em nosso país. Assim, estaremos no caminho da integral independência, a do Espírito, aquela que vai muito além da soberania política, que o Brasil alcançou em 1822.

AUTORES ILUSTRES
O Portal Boa Vontade registrou o lançamento de importantes obras literárias. Com grande honra para mim, recebi dos autores fraternas dedicatórias.
"Conversas com jovens diplomatas" é o título lançado pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Trata-se de um retrato inédito do relacionamento do Brasil com o mundo, abordando os principais fatos da diplomacia brasileira no período em que ele foi ministro das Relações Exteriores no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante concorrida noite de autógrafos, em Brasília, ele me escreveu: "Ao amigo Paiva Netto, com o abraço forte, Celso Amorim. 23.08.2011".
O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) trouxeram a público, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo/SP, o livro "Cultura das transgressões no Brasil — Cenários do amanhã".
A obra, coordenada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-embaixador Roberto Abdenur, presidente do ETCO, contém textos de Aristides Junqueira, Gilmar Mendes, Marcílio Marques Moreira, Paul Singer e Renato Janine Ribeiro. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre o que é possível fazer para deixar o passado de transgressões e caminhar para um futuro mais justo e desenvolvido.
Num dos exemplares, o ex-presidente do Brasil dedicou: "Ao José de Paiva Netto, com toda consideração. Um abraço do Fernando".
Da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em sua 15ª edição, que vai até domingo, 11/9, no Riocentro, chegou-me às mãos "Se eu fechar os olhos agora", primeiro romance do jornalista e escritor Edney Silvestre. Gentilmente assim se expressou: "Para o Guerreiro Paiva Netto, com o melhor do abraço do Edney Silvestre". O título, que em 2010 venceu o Prêmio Jabuti em sua categoria, faz parte agora da biblioteca iniciada pelo meu saudoso pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no dia do meu nascimento.
A todos, gratíssimo.
José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.