Governador em exercício conhece primeiros resultados do programa Comunidade Cidadã

O governador em exercício Robinson Faria esteve, na manhã desta quinta-feira (13), visitando o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal, onde viu de perto o trabalho realizado pelo programa Comunidade em Paz. No conjunto Planície das Mangueiras, Robinson foi à base de Polícia do Bairro para conhecer a estrutura utilizada dentro dos projetos Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente e Bases Integradas de Segurança Pública, que estão inseridos no Comunidade em Paz.
 
"Esse projeto é moderno e já existem iniciativas semelhantes que deram certo em outros estados do Brasil", disse o governador em exercício, lembrando que estudou sobre segurança pública, tendo como base projetos do Ceará e Pernambuco, e criou o projeto "Ronda do Quarteirão", que agora vê em prática na forma do Ronda Cidadã. Segundo Robinson Faria, esse é um projeto inovador do Governo Rosalba e que integra a segurança pública nas ações de prevenção, inicialmente, e combate à violência.
 
Informação que foi reforçada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha. "A nossa meta é trabalhar a segurança preventiva visando criar uma cultura de paz", disse.
 
Em seguida, o governador em exercício seguiu até a base de Polícia do Bairro do conjunto Jardim Progresso, onde viu os equipamentos utilizados pelos policiais que atuam no local. Depois, visitou a base do Parque dos Coqueiros.
 
Dentro do programa Comunidade em Paz, os projetos já implantados têm ajudado a reduzir o índice de violência em Nossa Senhora da Apresentação – 14% desde agosto, quando foi implantado –, que serviu de piloto para o início do trabalho que envolve todos os órgãos da segurança pública do Estado. O Ronda Cidadã, por exemplo, controla de maneira eletrônica a quantidade de rondas feitas no bairro e faz com que o policial tenha contato direto com a população; no Patrulhamento Inteligente, os policiais coletam informações para atuar de maneira certa e direta no bairro, coibindo ações de violência; já no projeto Base Integrada de Segurança Pública, policiais militares e civis trabalham juntos, estes fazendo Boletins de Ocorrência utilizando a estrutura oferecida pela base de Polícia do Bairro, aqueles acompanhando as possíveis ocorrências.
 
Cada base possui um efetivo de um policias civil e quinze policiais militares, sendo dois atuando diretamente na base, dez coletando informações sobre segurança junto à comunidade e três atendendo ocorrências em uma viatura.
 
Além do secretário da Sesed, acompanharam Robinson Faria o secretário adjunto da Sesed, Silva Junior; a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; o comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas; o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva; o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus; e outras autoridades ligadas à segurança pública do Estado.
 
COMUNIDADE EM PAZ NA ESCOLA
         Durante a visita ao bairro de Nossa Senhora da Apresentação, o governador em exercício Robinson Faria participou de uma apresentação sobre o programa Comunidade em Paz na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho. O secretário adjunto da Sesed, Silva Junior, fez um diagnóstico das ações implementadas na zona norte de Natal, o que já gerou números positivo. Em relação às estatísticas, houve uma redução de 80% nos homicídios registrados no bairro, por exemplo.
 
         Em seu discurso, Robinson Faria convocou cada um dos presentes à solenidade, especialmente os líderes comunitários, a se engajar no programa. "Faço um apelo aos líderes comunitários que se unam ao Governo do estado na luta contra a violência, porque essa é uma missão de todos, dos professores, dos alunos, da comunidade", disse, afirmando que "a maior obra do Governo Rosalba é cuidar das pessoas".
 
 
Texto – Karine Brito
Imagens – Elisa Elsie