Natal conquista mais 3 mil vagas no Bolsa Família

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, participou, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, de reunião com Ana Maria Medeiros da Fonseca, Secretária Extraordinária para Superação de Extrema Pobreza, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Micarla pediu apoio à implementação de projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura, com destaque para o Brasil Sem Miséria, o Bolsa Família e as ações voltadas para a mulher. Já durante a audiência, Ana Maria Medeiros informou que atenderia pleito da prefeita de Natal de incluir mais três mil beneficiários no Bolsa Família de Natal, já adequados ao perfil do programa.


"Recebemos uma grande notícia, de que teremos mais 3 mil pessoas enquadradas no perfil do Bolsa Família. Além disso, apresentamos ao Ministério projetos que desenvolvemos em prol da redução da pobreza e da fome em Natal e solicitamos apoio do Governo Federal", afirmou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, após a audiência com a secretária Ana Maria. Micarla fez uma exposição de projetos exitosos da gestão, como a abertura de creches (53 creches e 12 mil crianças beneficiadas em menos de dois anos), Merenda em Casa (programa alimentar que beneficia mais de 40 mil estudantes), Nova Moradia (6 favelas removidas e 3.500 natalenses com habitação própria) e Proeduc (bolsa universitária para 13 mil estudantes).


Acompanhada dos secretários de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional, Vagner Araujo, Obras e Infraestrutura, Sergio Pinheiro e Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Paulo Roberto, a prefeita de Natal propôs ao Ministério firmar parceria com o município na capacitação de Mão de obra com objetivo de inserir natalenses nas vagas de emprego abertas para as obras e serviços relacionados à Copa do Mundo. A idéia é unir Prefeitura, Governos Estadual e Federal, e representantes do segmento da construção civil, por meio do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), em prol da qualificação profissional e inserção dos natalenses nas vagas de emprego demandadas. A secretária Ana Maria mostrou-se bastante receptiva à proposta da Prefeitura de Natal.


No Ministério, a prefeita de Natal confirmou dados do Bolsa Família em Natal, que hoje opera beneficiando 49 mil famílias, com o último repasse federal de outubro confirmado em 5 milhões e 500 mil reais. Agora o Ministério sinalizou que atenderá pleito de Natal e ampliará para 52 mil beneficiários. Micarla de Sousa informou ainda ao Ministério que a Prefeitura está se adequando ao cadastro federal único migrando para o novo sistema do governo Federal.  E também pediu orientação para a formalização de um PAA Municipal – Plano de Aquisição de Alimentos. Ana Maria solicitou a criação de um comitê gestor formado pelos secretários municipais que tenham relação com o Ministério para acompanhar esse pleito.