Natal sediará rodada de negócios do Conselho das Américas

A exposição da governadora Rosalba Ciarlini sobre as oportunidades de negócios no Rio Grande do Norte surtiu os primeiros resultados já na reunião da Câmara Brasil-América, em Nova Iorque, nesta quinta-feira, 13. Logo que Rosalba encerrou a conversa com os empresários americanos, a conselheira Ragnhild Melzi, que presidiu o encontro, anunciou que Natal estava escolhida para sediar a rodada de negócios sobre infraestrutura no Nordeste. "O RN tem boas oportunidades de investimentos na agricultura, petróleo, turismo e Copa do Mundo, como vimos nas palavras da governadora", afirmou, confirmando que existiam outros Estados concorrendo. A rodada deve ocorrer em fevereiro de 2012.
        Essa mesma impressão de que o RN oferta boas oportunidades de investimentos teve o professor de Economia, Albert Fishlow, da Universidade de Columbia de Assuntos Internacionais e Públicos. Ainda sem conhecer o Rio Grande do Norte, o professor manifestou interesse em ir ao Estado, depois da palestra da governadora e considerou que no futuro iniciativas como essas resultarão em crescimento do Estado.
Para o embaixador do Brasil em Nova Iorque, Seixas Correa, o RN vem cuidado das bases de atrativos, conforme foi demonstrado nessa missão oficial da governadora aos Estados Unidos. Alem dos incentivos fiscais, a governadora anunciou que o Estado vem dando atenção especial para a questão de infraestrutura, citando o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Porto de Natal e estradas.
Outro resultado positivo apontado pela governadora, que se soma a escolha de Natal para sediar a rodada de negócios do Conselho das Américas e os interesses de negócios manifestados por alguns empresários, foi a possibilidade de convenio com a General Eletric do Brasil (GE), na área de pesquisa. A representante da empresa nos EUA, Adriana Machado, considera que o Estado pode firmar parceria com o Centro de Pesquisas que vai ser inaugurado no Rio de Janeiro, através das universidades.
Depois de receber as manifestações de aplauso por sua presença nos Estados Unidos em busca de parceria, a governadora Rosalba Ciarlini, disse que vai chegar ao RN cada vez mais convicta de que divulgando a potencial econômico, não faltarão empreendedores, impulsionando o desenvolvimento do Estado.
 
Texto: Aglair Abreu
Fotos: Paulo Suassuna