Prefeita pede apoio da Eletrobrás para projetos na área de energia


A prefeita Micarla de Sousa esteve reunida na tarde desta terça-feira (25), em Brasília, com o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto para solicitar a liberação de R$ 5 milhões para os projetos do Reluz e Procel.

A liberação dos recursos vai beneficiar a iluminação do Natal em Natal e de ruas e praças nos bairros do Alcerim, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Praia do Meio, Santos Reis, Tirol, Igapó, Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação.

Na oportunidade, a Prefeita solicitou também a cooperação técnica e institucional da Eletrobrás para a implantação de dois projetos considerados importantes para garantir a qualidade de vida tanto do cidadão natalense, como dos que visitam a cidade. O primeiro deles foi para a elaboração de um marco regulatório para implantar o automóvel elétrico já em funcionamento em países da Europa e nos Estados Unidos.

Para isso, é necessário que haja alteração nos Códigos de Obras e Postura, que vão estabelecer normas para as futuras construções, que devem se adequar para abastecer os automóveis elétricos disponibilizados no mercado.
Outra solicitação da Prefeita foi com relação ao smart grid (energia solar), que já funciona em caráter experimental. Nesse caso, a cooperação diz respeito à adequação de residências com medidores específicos para utilização da energia do sol.

O presidente da Eletrobrás foi sensível à solicitação e ficou definido que no início de novembro estará em Natal com uma equipe técnica da estatal para se reunir com representantes da Prefeitura.

Além da Prefeita, participaram da audiência o deputado federal Henrique Eduardo Alves, o deputado estadual Hermano Morais e o secretário municipal de Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional, Vagner Araújo.

Secretaria Municipal de Comunicação