Professores da UFRN apresentam à Governadora projetos para a implantação da Internet Banda Larga

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta terça-feira (25), professores da UFRN que foram apresentar o Programa Rede Giga Natal e o projeto Mandacaru Digital, ambos com a proposta de aumentar a velocidade da internet utilizada na estrutura administrativa do Estado, utilizando a Banda Larga.
A Rede Giga Natal é uma rede metropolitana de alta velocidade, construída numa estrutura de fibra ótica. "Atualmente nós temos 43 km de fibra ótica passando em importantes trechos aqui da nossa cidade, que permite a interligação de instituições de ensino, instituições de pesquisa, UFRN, UERN, em fim, uma estrutura que permite interconexão em alta velocidade", explicou o professor da UFRN Edson Moreira, coordenador da Rede Giga Natal.
"Estamos vislumbrando a possibilidade do Governo do Estado passar a utilizar esta infraestrutura e também permitir a interligação de boa parte de seus órgãos", completou o professor. "A Governadora sinalizou para que nós pudéssemos começar imediatamente o processo para a adesão à Rede Giga Natal", comemorou Edson Moreira.
Já o Mandacaru Digital é um projeto que visa levar internet Banda larga para todo o Estado do Rio Grande do Norte. "Atrelado a isso, o programa proporciona um conjunto de serviços para otimizar a gestão na área da Educação, da Gestão Pública, da Defesa Civil, da Segurança Pública, da Saúde", explicou Ricardo Valentim, professor da UFRN, coordenador do projeto. O Mandacaru Digital vai levar internet sem fio para todas as regiões do Estado.
Rosalba Ciarlini garantiu que o Governo do Estado vai aderir ao consórcio da Rede Giga Natal, trazendo a Banda Larga primeiramente para a estrutura da administração estadual. "É um projeto inovador, de modernização, que vai chegar a todo o Estado. Nós já estamos preparando a licitação para implantação do projeto em Natal e na região metropolitana. Nós vamos aproveitar a fibra ótica, que já existe para levar internet rápida, eficiente, interligando todos os órgãos do Estado", disse a Governadora.
"Esse é um trabalho que será feito com a parceira da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) com as Universidades. A expectativa é que já no próximo ano a internet sem fio chegue ao interior do Estado, com o projeto Mandacaru Digital, que vai cobrir todo o RN. O sinal da internet chegando a todo o território potiguar vai promover o desenvolvimento, o crescimento do nosso Estado" concluiu Rosalba Ciarlini.
Texto: Tiana Costa