Programação do centenário do Alecrim será apresentada nesta segunda-feira

A programação de aniversário de 100 anos do bairro do Alecrim, um dos mais tradicionais da cidade, será apresentada à comunidade nesta segunda-feira. Organizada pela Prefeitura do Natal em parceria com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Rotary Club da comunidade e Faculdade Estácio de Sá, a programação está em fase de finalização e vai incluir a sétima edição do Natal em Ação, atrações culturais, inauguração de um novo relógio no bairro e um bolo de 100 metros.
 Segundo o secretário adjunto do Gabinete do Prefeito (Segap), Luiz Antônio Albuquerque Lopes, coordenador de toda a estrutura do evento, a programação completa, que engloba a parte cultural e operacional de serviços que serão oferecidos à comunidade, está sendo finalizada nesta segunda-feira, 10. Ele adiantou que o cemitério do Alecrim, que passa por reforma, será tombado pela Prefeitura.
 Luiz Antônio informou que as praças Dom Pedro II e Gentil Ferreira estão sendo revitalizadas. Hoje às 15 horas, haverá a aula inaugural e apresentação da programação do Centenário do Bairro do Alecrim na Faculdade Estácio de Sá, localizada na avenida Alexandrino de Alencar, com a presença do secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Kalazans Bezerra.
 A programação do Natal em Ação será intensificada entre os dias 21 e 23 deste mês, semana do aniversário do bairro. No dia 21, o Rotary Club fará a entrega à comunidade do novo relógio. O evento inclui apresentação de grupos folclóricos. No dia 22, data do encerramento do Natal em Ação, secretarias municipais instalarão tendas na rua Amaro Barreto, para oferecer diversos serviços e informações para  a comunidade. Haverá ainda a realização do circuito histórico do Alecrim, onde a população terá a oportunidade de conhecer mais e melhor a história do bairro centenário, caminhando por suas vias.
 No dia 23, data oficial do centenário, ocorrerá o Alecrim Fest, onde está inserida uma ampla programação cultural, além de um bolo de 100 metros de comprimento que será oferecido à população. Toda a estrutura de palco, som, iluminação e camarotes dos eventos é de responsabilidade da Prefeitura do Natal.
 O secretário acrescentou que as comemorações pelo centenário do Alecrim não ficarão restritas a estes eventos no mês de outubro. Até outubro de 2012, uma vez por mês, o bairro será beneficiado com uma ação da Prefeitura do Natal. "Iremos entregar a revitalização da praça Gentil Ferreira, reurbanização da Feira do Alecrim,  reforma e reabertura do Teatro Municipal Sandoval Wanderley e até o final de dezembro deste ano, haverá o lançamento do livro que conta a história dos 100 anos do bairro. As demais ações ainda não têm datas definidas", disse o secretário.
As intervenções na infraestrutura urbana do bairro tiveram início hoje com serviços de recuperação da malha viária, sinalização do trânsito, recuperação e implantação de paradas de ônibus, melhoria da iluminação pública, limpeza de praças, ruas e avenidas. Está previsto também plantio de mudas de árvores no bairro. Estas benfeitorias prosseguirão durante todo o mês de outubro, envolvendo as  Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Serviços Urbanos (Semsur), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), além da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).