Governadora assina protocolo de intenções com grupo indiano

A governadora Rosalba Ciarlini, o investidor indiano Pramod Agarwal, da Zamin Ferrous, e os empresários José Fonseca e Jay Shah, da SUSA Mineração, assinaram nessa segunda-feira (31) um protocolo de intenções que representará o investimento da ordem de R$ 700 milhões no setor mineral do Rio Grande do Norte, incluindo a construção de um Porto privado para exportar a produção de minério de ferro extraído em Cruzeta.
O investimento do grupo que já atua na extração de minério de ferro, na região Seridó, em parceria com a SUSA Mineração, está previsto para acontecer nos próximos três anos
Para a governadora Rosalba Ciarlini, a assinatura do protocolo representa um importante passo para o avanço do setor mineral do estado. "Tenho muita confiança nesse projeto porque é algo que já está sendo feito e já é realidade no Seridó com a geração de emprego e divisas para o nosso estado. É isso que garantirá o avanço do setor no Rio Grande do Norte e temos feito questão de contribuir para dar agilidade ao desenvolvimento das atividades econômicas", declarou a governadora.
Com perspectiva de exportação inicial de 1 milhão de toneladas/ano de atingindo de 3 a 5 milhões de toneladas/ano até 2014, o projeto já está em sua fase inicial, o que corresponde a R$ 200 milhões. Em setembro, foi exportado o primeiro carregamento de minério de ferro pelo Porto de Natal com destino à China.
De acordo com Mr. Pramod Agarwal, até o final desse ano mais três navios com 35 mil toneladas de minério de ferro deverão ser exportados pelo Porto de Natal e no próximo ano deverão sair mensalmente três navios com mesma capacidade. "Nosso grupo já tem um trabalho sendo desenvolvido no Rio Grande do Norte e estamos aqui porque nosso objetivo é ampliá-lo ainda mais", destacou Mr.Agarwal.
Durante a assinatura do protocolo de intenções, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, apontou para os empresários as perspectivas de crescimento da atividade mineral no Rio Grande do Norte e falou da importância do investimento do grupo para a consolidação do minério de ferro como uma das principais fontes de riqueza do estado.
O grupo Zamin Ferrous já atua no Brasil nos estados da Bahia e Amapá.