Tolerância zero ao álcool, por Paiva Netto

Tolerância zero ao álcool
Paiva Netto
Volto ao tema do perigo que representa o consumo de álcool, particularmente associado à direção de veículos, para também destacar a muito bem-vinda providência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado que, na quarta-feira, 9/11, aprovou, em decisão terminativa, tolerância zero ao álcool ou outra substância psicoativa no volante. Conforme divulgou a Agência Senado, "essas medidas constam do PLS 48/11, do senador Ricardo Ferraço. (...) Se não for alvo de recurso para votação pelo Plenário do Senado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados".
PESQUISA INÉDITA: DIABETES
Quinze de novembro. Mais um aniversário da Proclamação da República. E 14/11 foi o Dia Mundial do Diabetes. O que essas datas têm em comum?  A busca da cidadania plena a partir da melhora de nossa qualidade de vida, tanto no passado quanto nos dias atuais.
Com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Sociedade Brasileira de Diabetes, foi realizado, entre 2008 e 2010, uma pesquisa inédita sobre pacientes portadores do diabetes tipo 1; doença autoimune que destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. O estudo, denominado "multicêntrico de diabetes tipo 1 no Brasil" foi feito com 3.591 pacientes de 28 cidades brasileiras, em cinco regiões. Este levantamento apontou que 85% dos diabéticos não fazem o controle do nível de glicemia (a taxa de açúcar no sangue). A falta desse acompanhamento faz aumentar o risco de complicações graves, entre elas: doenças cardiovasculares, falência dos rins, cegueira, amputações e óbito.
O assunto requer muita atenção e conscientização de todos. Afinal, tem a ver com a saúde do cidadão que, sob qualquer regime, deve ser bem cuidada.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.