Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15 é aberta na zona Norte


Muita emoção durante dois meses, essa é a promessa para a 1ª edição da Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15. A competição organizada pela Prefeitura do Natal por intermédio da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Sejel/Secopa),  conta com a participação de 42 equipes de todas as quatro regiões administrativas da capital potiguar. A abertura oficial do evento aconteceu na tarde deste sábado (14), no campo do Centro Desportivo do Conjunto Nova Natal, Zona Norte. O campeonato reúne quase 1.000 atletas que receberam um kit de uniforme completo com camisa, calção e meiões. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado, a vereadora Eudiane Macedo e os ex-craques Alberi, Danilo Menezes e Carlos Mota participaram da solenidade.


Carlos Eduardo disse que mesmo com todas as dificuldades encontradas ao assumir a administração municipal, não poderia deixar de organizar esse campeonato, já que o esporte é uma das áreas prioritárias da sua gestão. O chefe do executivo municipal lembrou que durante a sua última administração, a Prefeitura organizava as competições nas categorias sub-17 e sub-20, que só não acontecerão em 2013, em virtude das condições financeiras do município, mas garantiu o retorno dos campeonatos para os próximos anos. "Vamos ampliar essas competições para continuar estimulando a prática esportiva em Natal e também para promover ainda mais lazer e qualidade de vida para esses jovens", enfatizou.

O titular da Sejel/Secopa, Luiz Eduardo Machado, destacou o empenho da equipe da secretaria na promoção do evento que se voltou inteiramente para a organização da Copa e reforçou o compromisso da administração municipal com a promoção de políticas públicas esportivas inclusivas, principalmente para a juventude natalense. Outro ponto destacado pelo gestor foi a parceria firmada com a Faculdade Maurício de Nassau que vai permitir a permanência de uma equipe de saúde multidisciplinar nos locais de jogos para atender os atletas. Luiz Eduardo Machado acrescentou que a Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15 pode se configurar em uma grande vitrine para os garotos que sonham em virar jogadores profissionais. O secretário informou que olheiros das equipes profissionais do estado vão acompanhar as partidas para identificar os talentos: "Serão dois meses de intensas disputas e muitos gols", finalizou.

Neste sábado (14), aconteceu também a disputa do torneio inicio da Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15. Os jogos serviram como uma prévia do campeonato e reuniu apenas oito equipes que foram sorteadas pela organização do evento. A final foi entre as equipes do Centro Desportivo do Bairro das Rocas x Nova Descoberta. No tempo normal os times fizeram um duelo equilibrado e o placar não saiu do 0x0. O título do torneio início foi decidido nos pênaltis e o Centro Desportivo das Rocas levou a taça, vencendo por 5x4.

O Campeonato Nossa Cidade de Futebol Sub-15 será dividido em duas etapas: regional e geral. "A primeira vai consagrar uma equipe campeã de cada região administrativa e a segunda, a campeã geral cujo título será conhecido com a realização de um torneio entre os referidos ganhadores", revela o coordenador da competição, Maurício Maeterlinck. 

Os jogos propriamente ditos do campeonato começam no próximo sábado, dia 21 e serão realizados em campos das quatro regiões administrativas da cidade. São eles: Nova Natal, Santa Catarina, Parque dos Coqueiros e Soledade II (Zona Norte), Rocas e Mãe Luiza (Zona Leste), Felipe Camarão e Dix-Sept Rosado (Zona Oeste) e Nova Descoberta e Jiqui (Zona Sul).

As disputas na primeira etapa serão na forma de grupos e divididos por região. De acordo com a tabela, são quatro chaves de quatro equipes, que jogarão em fases classificatória, semifinal e final regional, quando será conhecido o campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Os campeões de cada região serão contemplados com troféus e medalhas classificando-se para disputar a final em jogos de ida e volta. O campeão geral será conhecido no dia 23 de novembro em cerimônia de encerramento.

Fotos: Marcelo Barroso
ASSESSORIA