Começa nesta quinta a festa da fotografia potiguar




A segunda edição do maior evento da fotografia potiguar começa nesta quinta-feira no IFRN Cidade Alta. A programação de abertura do Foto Riografia do Norte – que segue até o sábado – já começa com palestra, música, feira, escambo de material fotográfico e o anúncio do Prêmio Bruno Bougard de Fotografia, pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão. 


A abertura oficial começa às 18h com a palavra do presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, responsável pela produção do evento. Na sequência, o fotógrafo piauiense, João Cruz, coordenador nacional do projeto "Fotógrafo Legal", palestra sobre o andamento do Projeto de Lei que versa a Regulamentação da profissão de fotógrafo.


Também no auditório do IFRN Cidade Alta, Dácio Galvão fará o anúncio do Prêmio Bruno Bougard, de abrangência nacional e projetado para 2015, a ser incorporado à programação do projeto Natal em Natal, com premiação em dinheiro aos cinco primeiros lugares e exposição dos 20 melhores trabalhos na Galeria Newton Navarro, na Funcarte.


A programação de shows será aberta ainda no auditório, com o aclamado poeta mossoroense Antônio Francisco, acompanhado do também talentoso violão do cantor e compositor Mazinho Viana. No pátio do IFRN acontece a feira e o escambo fotográfico, para venda, troca e compra de equipamentos fotográficos, para livre negócio.


A programação inclui ainda a Galeria Zoom com a exposição "Chão Potiguar", dos fotógrafos Jailson Fernandes, Canindé Soares, Brunno Antunes e fotos dos alunos da oficina de fotografia realizada pelo professor Henrique José em uma ONG, no bairro Bom Pastor; e lançamento dos livros: "Natal em Fotos", de Canindé Soares; "Caixa de Fotos", de Pablo Pinheiro; e "Aos Fotógrafos Brasileiros", de Henrique José; e vários títulos de Fernando Chiriboga.


Programação de sábado 


No sábado, para fechar o evento, o ponto alto aos amantes da fotografia. Miguel Chikaoka, um dos fotógrafos mais importantes na seara da fotografia cultural brasileira – tendo recebido, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura – fará palestra com tema aberto e interação total com o público presente.


Chikaoca reside em belém desde 1980, onde idealizou a Fotoativa, um núcleo de experimentação, pesquisa e difusão do fazer fotográfico e seus desdobramentos. Como autor, soma exposições individuais e participações em mostras e salões no Brasil e no exterior e conta com obras em importantes acervos internacionais.


"Esse festival coloca a fotografia potiguar onde ela merece. Traz fotógrafos renomados para trocar ideias, promove a discussão e a união entre profissionais da área, incentiva a atividade entre os amantes da fotografia e divulga o trabalho de fotógrafos potiguares, que estão entre os melhores do país, para o público local e nacional", ressalta Alex Gurgel.


O Foto Riografia do Norte 2 se encerra em grande estilo com três shows no espaço Zé Reeira, localizado ao lado do IFRN Cidade Alta e com livre acesso. Khrystal, Maguinho da Silva e Os Grogs animam a noite, com início às 19h.


Credenciamento: Para participar do Foto Riografia do Norte é necessário fazer o credenciamento. Sócios aphotistas e usuários Unimed não pagarão nada para assistir as palestras, workshops e oficinas. Os não-sócios doarão 2 quiilos de Leite Ninho em pó (que serão distribuídos para uma entidade) quando for buscar a Credencial do Foto Riografia do Norte, em local que será avisado aos inscritos através de e-mail.


FOTO RIOGRAFIA DO NORTE

Data | 16, 17 e 18 de outubro

Local | IFRN Cidade Alta

Site do evento | http://aphotorn.com.br/
Compartilhe no Google Plus