Praça da Árvore ganha fonte luminosa, loja de artesanato e evento cultural

Praça da Árvore ganha fonte luminosa, loja de artesanato e evento cultural

Natal ganhou na noite desta sexta-feira (17) uma fonte luminosa, a loja de artesanato Natal Original e mais um novo evento cultural: o "Curtindo na Praça". A inauguração foi feita pelo prefeito Carlos Eduardo em solenidade na Praça da Árvore, em Mirassol, local que recebe os novos equipamentos públicos e também recebe o evento, que será mensal.

O Curtindo na Praça marca o início do Natal em Natal, que trará nos próximos meses shows musicais, festivais de cinema e gastronomia, encontros de literatura e uma série de eventos culturais para a cidade. É organizado em parceria com a InterTV Cabugi e envolve também as secretarias Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Mobilidade Urbana (STTU), e Comunicação Social (Secom).
O evento trará apresentações circenses, shows musicais e feiras de artesanato e acontecerá uma vez por mês, durante todo o final de semana, com a programação começando sempre a partir das 17h. A loja Natal Original é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e será mais um local fixo para os artesãos de Natal exporem e venderem as suas obras.
Já a fonte luminosa inaugurada pelo prefeito possui um sistema de captação de água e tem capacidade de 100 mil litros em um único abastecimento. As quatro bombas trabalharão movimentando a água da piscina, que possui 197 jatos d'água. O equipamento foi todo revestido em fibra e possui 95 luminárias especiais em LED, que são submersas na água.

Na inauguração, o prefeito Carlos Eduardo lembrou que a árvore de Mirassol foi construída em sua última gestão e é hoje uma das maiores do Brasil. A árvore, disse, será acessa no início de dezembro, junto com a que será a "melhor decoração natalina da cidade". O prefeito lembrou ainda que a inauguração da fonte marca a continuidade de obras para melhorar a vida do natalense. "Esta será uma praça dos natalenses e para os natalenses", afirmou.
Carlos Eduardo falou também sobre a importância do evento Curtindo na Praça, mais uma opção de cultura e lazer para o cidadão, e que abre o calendário do Natal em Natal. "Todos os eventos do Natal em Natal vão contribuir para que a gente eleve o nosso grau de cidadania. A cultura é fundamental para a formação do cidadão", disse.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, ressaltou que as inaugurações desta sexta-feira foram frutos de um trabalho conjunto entre as secretarias do município e que esse trabalho transformou a Praça da Árvore em uma grande área de convivência para o cidadão potiguar e, também, para o turista. "A família natalense, a cultura e a arte agora tem mais um espaço".

Já o secretário de cultura, Dácio Galvão, destacou as conquistas da atual gestão no incentivo à arte local. Um dos avanços que citou foi a criação da Secretaria Municipal de Cultura, um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão na reforma administrativa, além do fato de a cidade estar aderindo ao Sistema Nacional de Cultura e ao Plano Nacional de Cultura. "Natal está hoje alinhada ao que há de mais avançado em política pública para a área de cultura do Brasil", disse.

Além do prefeito e secretários, participaram da solenidade, o chefe do gabinete civil, Kleber Fernandes e o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

(Fotos: João Maria Alves)