Reabertura da Cidade da Criança acontece no próximo dia 12


Reabertura da Cidade da Criança acontece no próximo dia 12 de outubro. O "Outubro: Alegria da Criança" tem programação cultural especial gratuita para toda a família


Obra de revitalização da Cidade da Criança chegou ao fim e, agora, com a reabertura da área no próximo dia 12 de outubro, Natal conquista um renovado espaço de cultura e lazer, com seus 25 mil m² de cultura, alegria e diversão para toda a família. Durante o mês de outubro, a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN/Fundação José Augusto preparou uma programação especial com atividades culturais que acontecem de quinta a domingo, durante a manhã e a tarde.


Celebração "Outubro: Alegria da Criança" será marcada por concertos, oficinas, apresentações musicais, teatrais, artes visuais, atividades lúdicas e educativas, manifestações de cultura popular e muito mais.

Reabertura

Programação tem início às 9h, com descerramento das placas e reabertura do parque, no Centro Administrativo da Cidade da Criança, pelas autoridades presentes. Em seguida, um cortejo cultural percorrerá o parque, onde os espaços serão apresentados aos visitantes. Na ocasião, serão abertas as exposições Copa RN, Museu Tá Na Cidade e Corredor Cultural Zé de China. O som fica por conta da Orquestra de Violinos de Goianinha e da Banda Marcial da Escola Estadual Nestor Lima. A diversão com o Circo Matraca. Às 17h, o músico Arthur Soares realiza show musical e lançamento de seu livro Espamina.

Cortejo Cultural - O que você encontra na Cidade da Criança:

A primeira parada do cortejo será no Parque Infantil Palhaço Faísca. A grande estrutura montada em madeira, para o máximo divertimento e segurança da criançada, com gangorra, balanço, escorregadores, casinhas, argolas, entre outros brinquedos.

Em seguida, cortejo visita a Biblioteca Infanto-juvenil Miriam Coeli. Ambiente que conta com salão de leitura e amplo acervo bibliográfico informatizado e novo mobiliário. A biblioteca promoverá ainda contações de histórias e projeção de filmes infantis.

Ao lado da biblioteca, os visitantes poderão contemplar o monumento à Zila, escultura projetada pelo artista Guaraci Gabriel, que faz uma homenagem à poeta potiguar Zila Mamede, a partir de um lápis gigante.

Uma das novidades simbólicas é a Casa de Vozinha, destino seguinte do cortejo. Espaço ambientado pelo artista plástico Carlos Sérgio Borges transporta o visitante aos tempos áureos de seus avós. Um ambiente acolhedor com requintes de nostalgia. Espaço para as brincadeiras tradicionais e populares, aqui se brinca de roda, de passa-aliança, de estátua, e em que piões de madeira, bonecas de pano, cordas, amarelinha e a mobília rústica compõem um cenário guardado com carinho na memória de cada de um. No alpendre, o visitante poderá ainda se deliciar com iguarias bem tradicionais ao paladar potiguar: Cavaco Chinês e Pirulito de Tábua.

Durante a reabertura, alunos do curso de Gestão de Desporto e Lazer do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estarão na Casa de Vozinha desenvolvendo atividades lúdicas e educativas com os visitantes.

No decorrer da visita, cortejo atravessa o Corredor Cultural Zé de China, local em que se encontram instalados 11 objetos cinéticos, como cataventos, projetados pelo artista Zé de China. As peças de arte popular representam cenas do cotidiano com personagens que movimentam-se com o vento.

A Lagoa de Manoel Felipe recebeu projeto paisagístico, de acessibilidade e a Estação de Embarque Luís Romão, em que pais e filhos poderão se aventurar nos tradicionais pedalinhos com segurança e tranquilidade. O serviço está terceirizado, sendo cobrada uma taxa de R$ 5 por pessoa.

A Escola de Artes Newton Navarro é composta por três salas de aulas equipadas. Oficinas funcionarão em parceria com Idema, voltadas para a educação ambiental ao mesmo tempo que trabalha a criação artística. A escola oferecerá durante manhã e tarde um programa contínuo de cursos e oficinas para toda a família.

Outro importante espaço que está de volta, para complementar a cena teatral do estado é o Anfiteatro Lenício Queiroga. Ambiente com capacidade para 200 pessoas, que dispõe ainda de dois camarins e iluminação.

Continuando o passeio, grupo visitará o Museu Taxidérmico. Espaço é vinculado ao museu de Ciências Morfológicas da UFRN. Estrutura dispõe de quatro salas expositivas: sala dos vertebrados, invertebrados, animais marinhos e uma sala de para realização de oficinas. Todas as visitas serão monitoradas e voltadas diretamente ao público infantil. O ambiente retrata as paisagens e a fauna da caatinga e da mata atlântica com painéis e animais empalhados.


Na passagem para o próximo destino, o visitante poderá contemplar o Casal de Dançarinos de Ararúna, escultura de 9 metros do artista Guaraci Gabriel, que representa a dança popular típica de nosso estado, e homenageia o folclorista Deífilo Gurgel e sua esposa Zoraide, que emprestam seus rostos à escultura.

No Espaço Emater, os visitantes encontrarão instalada uma horta agroecológica e orientações sobre como cultivar sua própria horta.

O cortejo passará por mais um monumento do artista Guaraci Gabriel, o Conjunto de Brincantes do Boi de Reis. A escultura em ferro retrata o Boi, o Jaragua e o Galente, personagens principais deste auto popular.

Em seguida, visitarão as exposições RN na Copa e Museu tá Na Cidade, no Salão de Eventos da Cidade da Criança e no Espaço de Convivência. RN na Copa é uma mostra que reúne obras sobre Copa do Mundo de Futebol sob o olhar de nossos artistas e que conta com 5 novas obras de artistas mossoroenses. A exposição tem ainda um acervo de objetos alusivos a Copa. O Museu tá Na Cidade apresenta reproduções das obras mais expressivas do acervo do Governo do Estado.

Cortejo também passa pelo Gabinete de Educação para a Saúde, gerido pela Secretaria Estadual de Saúde, que manterá programação permanente de campanhas educativas de saúde no parque.

Por fim, o passeio encerra-se na Igrejinha, espaço adornado com estandartes e presépio em exposição permanente.

Entre as novidades da Cidade da Criança estão ainda um novo prédio para administração, rede wi-fi gratuita (internet sem fio), trenzinho de passeio e quiosques terceirizados com uma variedade de guloseimas e delícias para a garotada, como sorvetes, churros, pastel, caldo de cana, crepe, cascata de chocolate, pipoca, algodão-doce à venda.


Serviço

*O horário de funcionamento da Cidade da Criança será de terça à domingo, das 8h às 18h.

*A pista de caminhada estará disponível a partir das 5h da manhã.

*Durante o Outubro: Alegria da Criança, de 13 a 31, as atrações culturais ocorrerão gratuitamente, de quinta a domingo.

*A partir de 1º de novembro, será cobrada uma taxa de manutenção apenas dos adultos.

*Informações: 8137-2047 / 3232-5321 / WWW.cultura.rn.gov.br


Principais Espaços

*Prédio Administrativo

*Parque Infantil

*Biblioteca Miriam Coeli

*Casa de Vozinha

*Torres de Segurança

*Lagoa de Manoel Felipe

*Estação de Embarque de Pedalinhos Luís Romão

*Escola de Artes Newton Navarro

*Anfiteatro Lenício Queiroga 

*5 Quiosques

*Museu Taxidérmico

*Espaço Emater

*Salão de Eventos

*Espaço de Convivência

*Igrejinha 

*4 Baterias de Banheiros

Obras de Reforma

Interditada em 2008, a Cidade da Criança teve as obras de reforma, ampliação, adequação iniciadas em dezembro de 2009, pela construtora M&K, que desistiu do contrato em 2011. A obra foi novamente licitada, tendo a Construtora Ramalho Moreira reassumido as obras em 2012. A Cidade da Criança teve investimento de R$ 9 milhões.