“Bolsa Família Móvel” é inaugurado na Prefeitura Itinerante de Uruaçu em São Gonçalo


A manhã chuvosa de sábado (22) não impediu que o projeto "Prefeitura Itinerante" fosse realizado na comunidade de Uruaçu, onde a Prefeitura de São Gonçalo realizou uma ação de cidadania com oferta de diversos serviços das secretarias municipais à população. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Jaime Calado e a deputada federal Zenaide Maia, além do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes e os vereadores Arlete Paiva, Geraldo Veríssimo, Eudócio Mota, Valda Siqueira e Edson Arcanjo (Nino). A Banda Municipal de São Gonçalo recepcionou autoridades e o povo com música e ainda executou o Hino Nacional e Hino do Município.

Durante a realização do projeto aconteceu o lançamento do programa "São Gonçalo Sorridente" com distribuição gratuita de kits de saúde bucal para as famílias carentes. Na ocasião, o prefeito Jaime Calado também deu por inaugurado o ônibus do "Bolsa Família Móvel" que vai percorrer as comunidades e bairros fazendo acompanhamento dos programas inseridos no Cadastro Único, inclusive o Bolsa Família.

"Vocês não estão representados só por mim, mas por todos que estão aqui, os secretários, os adjuntos e funcionários. Nós sabemos que no município o que mais importa não são apenas as obras, são também os serviços. É funcionar a limpeza urbana, a saúde, a educação, a assistência social, esporte e outros. Aproveitem esse momento para utilizar melhor os serviços que trouxemos", enfatizou Jaime.

A "Prefeitura Itinerante" de Uruaçu abriu a temporada 2015 do projeto que a cada mês levará os serviços dos órgãos da administração direta e indireta para as comunidades do município. Todas as secretarias municipais são envolvidas nos atendimentos ao cidadão. A Secretaria de Saúde ofertou atendimento dentário e de saúde bucal com distribuição de kits  gratuitos, confecção do Cartão SUS, consultas médicas, vacinação contra o HPV, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, orientações da Vigilância em Saúde.
Além do atendimento do Bolsa Família a Secretaria de Trabalho de Assistência Social e Cidadania prestou atendimento com corte de cabelo, confecção de CPF, fotografias 3X4 gratuitas, orientações jurídicas relacionadas a pensão alimentícia, causas trabalhistas e divórcio. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer montou um espaço para os amantes dos esportes com participação do nadador paralímpico Jackson Alexandre e o professor de Karatê Júlio César. Ainda teve espaço para a diversão da criançada com brinquedos e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. A equipe do Programa Viver Melhor realizou inscrições para a formação de um grupo de idosos que vão receber atividades físicas.  As demais secretarias prestaram atendimento em tendas montadas na Praça dos Mártires, no Centro de Uruaçu.
Fotos: Raphael Santos