ONU vai fornecer alimentos a 1,4 milhão de atingidos pelo terremoto no Nepal

epa04352886 Young Nepalese men and women line up to file job applications to work in South Korea, during a heavy rain in Kathmandu, Nepal, 14 August 2014. Thousands of Nepalese file job applications under job quotas all
Narendra Shrestha/EPA/Agência Lusa
A Organização das Nações Unidas (ONU) vai fornecer assistência alimentar às pessoas atingidas pelo terramoto no Nepal, anunciaram hoje (28) as principais agências da instituição em entrevista coletiva.

“O Programa Alimentar Mundial prevê assistência humanitária nos próximos três meses a 1,4 milhão de pessoas que têm grande necessidade de alimentos. Será uma operação em massa”, disse a porta-voz do organismo, Elizabeth Byrs, adiantando tratar-se de uma operação muito difícil devido à topografia montanhosa do país.

Segundo o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Christophe Boulierac, as primeiras avaliações indicam que “1,3 milhão de crianças precisam de ajuda humanitária urgente”. Muitas delas estão em aldeias rurais, onde “ainda não foi feito um balanço exato dos danos”.

Dos cerca de 30 milhões de habitantes do Nepal, 40% são menores. A preocupação imediata do Unicef é o risco de propagação de doenças relacionadas à falta de água potável.

Também preocupa o fato de estar próximo o início da temporada de tempestades, em maio, que aumentará a dificuldade das operações de socorro.

O terremoto registrado no sábado (25) no Nepal devastou o país, causou mais de 4,3 mil mortes e afetou 8 milhões de pessoas.

AGÊNCIA LUSA
Compartilhe no Google Plus