Secretário diz que não pode fazer mágica em agilizar construção de presídio


Foto: Thyago Macedo

O secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Edilson França, afirmou ao Portal BO que a ideia de colocar presos em contêineres é uma alternativa para amenizar o caos no sistema penitenciário enquanto o Governo constrói novos presídios. “Não temos varinha mágica para construir presídios do dia para noite”, declarou o secretário.

De acordo com Edilson França, a Justiça interditou unidades prisionais como Alcaçuz, mas, no entanto, não disse para onde o Estado deveria levar os presos. “No momento, a ideia que achamos viável são os contêineres. Inclusive, já solicitamos levantamento de custos e viabilidade e vamos apresentar ao governador nesta terça-feira (2)”, comenta.

Questionado se havia consultado a viabilidade técnica e jurídica dos contêineres, o secretário afirmou que sim. Em 2010 e 2011 e o Espírito Santo viveu situação semelhante e chegou a abrigar presos em contêineres, no entanto, foi alvo de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça contrária a essa atividade e, inclusive, determinando que os presos que estavam em contêineres fossem para prisão domiciliar.

Outra alternativa que está será pleiteada pelo secretário Edilson França ao governador Robinson Faria é a aquisição de tornozeleiras eletrônicas para monitorar presos.


PORTAL BO