Exibição do documentário Rio Contato marca aniversário de oito anos de desastre no Rio Potengi


Exibição do documentário Rio Contato marca aniversário
de oito anos de desastre no Rio Potengi
O filme aponta os responsáveis pela morte de 40 toneladas de peixes, desastre que começou no dia 27 de julho de 2007. O crime prescreveria agora

Na próxima segunda-feira (27) o desastre ambiental que provocou a morte de mais de 40 toneladas de peixes no Rio Potengi completa oito anos. Para marcar a data, o documentário  Rio Contado será exibido neste mesmo dia a partir das 19h no salão nobre da Pinacoteca do Estado. O longa, idealizado pelos analistas ambientais Airton De Grande e Alvamar Queiroz, apresenta uma versão ainda desconhecida pela população a respeito dos causadores do desastre.
A data é bastante significativa, pois foi no dia 27 de julho de 2007, que as autoridades disseram ter iniciado o desastre ambiental do estuário do Potengi. "O poder público ainda não deu a atenção que o Potengi precisa. Rio Contado é um recado claro às autoridades. É preciso assistir ao filme para entender os enganos que foram cometidos na divulgação e apuração desse 'acidente'", aponta Alvamar Queiroz.

Na época, a culpa recaiu sobre a fazenda de camarões do grupo Veríssimo & Filhos, que havia realizado despesca dias antes. Porém, com base em depoimentos e documentos inéditos disponibilizados pela Polícia Federal e pelo Ibama, o documentário reconstrói o episódio, que está entre os maiores acidentes ambientais do Brasil. A pesquisa feita pelos documentaristas mostra que os culpados são, na verdade, duas conhecidas empresas - uma delas uma grande corporação - que passaram incólumes ao longo de todos esses anos.
O filme teve pré-estreia em abril deste ano, porém, na ocasião, o diretor Airton De Grande sofreu uma tentativa de agressão do advogado de uma das empresas citadas no filme, e por precaução, suspendeu as exibições. Agora, retorna com apoio do Festival UrbanoCine, que abriu espaço em sua programação paralela de longa metragens para o Rio Contado. "Nossa programação oficial começa no dia 01 de agosto, mas abrimos uma exceção e vamos fazer a exibição do filme Rio Contado na segunda (27), dada a importância a data e do documentário pelo conteúdo que apresenta sobre o acidente no Rio Potengi", esclarece Carla Mariane, produtora do evento.
Depois desta exibição, o filme será novamente apresentado no dia 26 de agosto, dentro da programação dos longas do UrbanoCine. "Pretendemos, a partir de agora, realizar o maior número possível de exibições para que a população do Rio Grande do Norte conheça os reais causadores do desastre de 2007 no estuário do Potengi. Para tanto, agradecemos às instituições que possam abrir espaço para isso", planeja Airton De Grande, diretor do documentário.

Sobre o Rio Contado

Resultado de uma produção independente, o filme de 1h40 foi financiado por seus próprios realizadores e apoiadores. A obra não tem fins lucrativos e será disponibilizada via Internet após a fase de exibição em festivais de todo o Brasil.
A equipe percorreu durante dois anos e meio cerca de 1,5 mil km e ouviu mais de 100 pessoas desde a sua nascente em Cerro Corá, passando por São Tomé, Barcelona, São Paulo do Potengi, São Pedro, Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante até chegar à sua foz, em Natal.
No decorrer do percurso do Potengi, cerca de 180 Km, eles registraram as diferentes visões e a memória dos ribeirinhos, que recriam a vida do Potengi através de histórias inusitadas, lembranças de infância, melodias saudosas e até relatos fantásticos, como casos de assombração e de um navio fantasma.
O filme mostra também a importância das águas do Potengi para a população e como a urbanização e o progresso o agridem, retirando sua areia, jogando lixo e esgoto em seu leito - todas as cidades, da nascente à foz, lançam esgotos no Potengi.
Estruturada em 17 blocos, a narrativa do documentário permite ao espectador acompanhar tanto o deslocamento do rio pelo estado quanto as temáticas que abrange, como economia, cultura, religião, lendas, etc. Além de populares, foram entrevistados também intelectuais e acadêmicos, como os jornalistas Vicente Serejo e Woden Madruga, o fotógrafo Giovanni Sérgio, o artista plástico Dorian Gray Caldas e a historiadora Fátima Martins Lopes, que alternam saborosos depoimentos pessoais com registros históricos.

Assessoria de Comunicação