Jovem morre após ficar dois meses sem ir ao banheiro

Prisão de ventre pode causar sérias complicações, como infecções por bactérias
Getty Images
Prisão de ventre pode causar sérias complicações, como infecções por bactérias

Rio - A prisão de ventre é muito mais do que um incômodo, alertam especialistas. Ela pode provocar fortes cólicas e inchaço abdominal, além de infecções por bactérias. Um caso extremo, o da britânica Emily Tittering, 16 anos, chamou a atenção da imprensa internacional: após oito semanas sem ir ao banheiro, a jovem morreu de parada cardíaca.

Gastroenterologista do Hospital Norte D’Or, Carlos Frederico Porto Alegre afirma que problemas psicológicos são uma das causas da prisão de ventre. Parece ter sido o caso de Emily. A jovem sofria de uma estranha fobia a vasos sanitários. O laudo médico mostrou que o intestino grosso da menina cresceu muito, comprimindo a cavidade do peito e deslocando órgãos do corpo, o que causou a falência do coração.

Carlos Frederico destaca que quem sofre de ansiedade, depressão e fobias costuma tomar muitos medicamentos, o que dificulta o funcionamento do organismo. “As substâncias podem obstruir o tubo digestivo. E, com a fobia, ela instintivamente prendia o intestino. Ir ao banheiro era um motivo de sofrimento”, diz.

Horas antes da morte de Emily , seus pais perceberam que ela estava muito pálida e chamaram uma equipe médica. A adolescente não quis acompanhar os especialistas até o hospital e, logo em seguida, morreu.

IG - O DIA