Dunga concede entrevista coletiva para falar sobre amistoso Brasil e Costa Rica


O técnico da Seleção Brasileira de futebol deu uma entrevista coletiva nesta sexta feira, dia 04 de Setembro, no hotel onde a Seleção está concentrada, Westin Newport, em New Jersey USA. Na véspera de disputar mais um jogo amistoso, desta vez contra a Costa Rica, Dunga disse que Kaka vem se esforçando muito e demonstrando um bom desempenho. Sobre Neymar, Dunga mencionou que pretende sim utilizá-lo em ambos os jogos (contra a Costa Rica e também contra os Estados Unidos que acontecerá logo em seguida, no dia 8 de Setembro).

Dunga comenta que não concorda com comentários sobre a dependência de Neymar, e disse que qualquer treinador do mundo gostaría de tê-lo no seu time, pois sempre contribui muito com toda a equipe.

Na semana em que completa 1 ano como técnico da Seleção Brasileira, Dunga comenta que embora o Brasil tenha se classificado entre os quatro melhores times na última copa existe sempre uma pressão muito grande, se perdemos uma partida parece que nunca ganhamos nenhuma. O resultado contra a Alemanha vai ser lembrado por muito tempo e temos que estar preparados para enfrentar os desafios. O jogador tem que chegar pronto na Seleção, aqui não tem tempo de espera ele tem que mostrar o seu melhor em um curto período de tempo.

Sobre as eliminatórias para a próxima Copa do Mundo, Dunga menciona que essa fase será um ponto chave e que vai ser um período dificil e complicado para a Seleção como sempre foi nos anos anteriores. Ele ainda não tem uma conclusão sobre a equipe que disputará a próxima copa, e está sempre observando os jogadores.

Questionado sobre quando iniciou seus trabalho junto à Seleção no ano passado, e ter ditto na época que encontrou o time com uma ferida aberda, Dunga diz que infelizmente não podemos mudar o passado e os jogadores precisam encarar esse assunto hoje com maturidade. Tivemos vitória na maioria dos jogos disputados em 2014, porém quando a Seleção perde uma partida parece que terminou o mundo. A Selecão Brasileira só tem a opção de vencer, quando isso não acontece é importante saber costurar essas feridas. As dificuldades que tivemos no passado são sempre importantes para nos ajudar a ver o que aconteceu de errado e tentarmos corrigir os erros para o futuro.

Sobre a motivação do time, perguntaram se ele vê esse time motivado e preparado para ganhar essa copa. O técnico diz que só com motivação não se ganha um jogo, é preciso saber marcar e ter muita técnica. Ressalta ainda a importância de saber ser humilde quando o adversário é superior e se fechar. Dunga meciona que hoje em dia o futebol é bem mais dinamico com equipes muito bem preparadas, por isso é importante pensar e agir sempre muito rapido.

Foto: Silvia Ponchon