Olhos avermelhados em animais: um sintoma que requer cuidados

Olhos avermelhados em animais: um sintoma que requer cuidados


Natal/RN – 09 de setembro de 2015 – Comum em cães e gatos, olhos irritados e vermelhos podem ser um indício de que seu pet precisa de uma consulta ao veterinário. O especialista em oftamologia Fábio Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, chama atenção para o fato de que estes sintomas são sinais de alerta de que algo está errado. "É importante esclarecer que o olho vermelho não é uma doença específica, mas sim um alerta que o organismo dá para um determinado tipo de problema. Podemos citar desde uma simples conjuntivite a lesões na córnea ou ainda outros problemas mais graves, que poderiam caracterizar um risco de glaucoma ou uma inflamação ocular bem severa".

O olho vermelho é o sintoma mais comum das doenças oculares e por esta razão é aconselhável que, ao perceber que o animal apresenta olhos vermelhos e irritados, o dono procure por acompanhamento clínico. O mais indicado é que o animal passe pela avaliação de um oftalmologista, por ser especialista na área estará apto a identificar a doença com mais rapidez e assim iniciar o tratamento adequado. A vermelhidão nos olhos, dependendo da causa, se não tratada rapidamente pode levar até mesmo à cegueira. "É importante salientar que a automedicação também pode ser um vilão em casos assim, uma vez que alguns colírios são contraindicados no tratamento de certas doenças", acrescenta.

Dr. Fábio Marinho alerta ainda sobre a importância da prevenção. "Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance que nós – oftalmologistas - temos de promover uma boa qualidade de vida ao paciente. É importante que sejam feitas avaliações anuais com um oftalmologista veterinário. Uma vez por ano já é suficiente, mas uma vez constatada alguma alteração como muita secreção ou olho vermelho é preciso procurar um colega que seja da área". Estão mais propensos a contrair a doença os cães de raças braquicefálicas (focinho curto) como Pug, Buldogue, Lhasa Apso e Shih Tzu. Essas raças são predispostas a problemas oculares pois anatomicamente possuem olhos mais proeminentes e portanto vulneráveis a lesões.

Dr. Fábio Marinho, junto com seu irmão Fabrício Marinho, está à frente do Hospital Veterinário de Natal. Os veterinários-irmãos voltaram para Natal depois de quatro anos de especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fabrício Marinho é mestre em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária e atualmente faz doutorado em clínica médica. Já o doutor Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal.

Inaugurado em outubro de 2013, o Hospital Veterinário de Natal conta com a melhor equipe de especialistas veterinários do estado além de completíssima estrutura de pronto-socorro e exames, com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas, centro cirúrgico, etc. Além de clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecocardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter.

Assessoria