Mercado de Petrópolis é declarado Patrimônio Cultural de Natal

José Martins Junior

Imagem: Substantivo Plural
O Plenário da Câmara Municipal de Natal acatou, nesta quinta-feira (22), um Projeto de Lei de autoria do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) instituindo como Patrimônio Cultural da cidade de Natal, o Mercado de Petrópolis. Agora, o texto segue para sanção do Executivo e, posteriormente, encaminhado à Secretaria de Cultura/Funcarte que deverá proceder aos atos decorrentes do tombamento definitivo.

Vereador Ubaldo Fernandes (foto: Verônica Macedo
De acordo com Ubaldo Fernandes, o Mercado de Petrópolis constitui um espaço que fomenta a cultura potiguar através de galerias de arte, lojas de artesanato, antiquários e culinária local. "A iniciativa vai ajudar a incrementar o turismo cultural em nossa cidade. Aliás, já faz parte da rota turística e rebe milhares de visitantes todos os anos. Trata-se de oficializar e trazer um novo olhar da classe artística sobre o local", explicou.

Também recebeu parecer favorável uma matéria apresentada pelo vereador Aroldo Alves (PSDB) que autoriza a Prefeitura a disponibilizar armamentos não letais e equipamentos de proteção à vida, como: arma de choque, cassetete, espargidores de agentes químicos, colete balístico, entre outros, aos servidores do quadro de provimento efetivo de carreira dos Agentes de Trânsito. 

"Acredito que o Poder Público tem o dever de protegê-los durante o exercício da profissão, haja vista que muitos recebem ameaças e sofrem perseguições. Então, precisamos garantir a integridade física destes trabalhadores que arriscam suas vidas para prestar um relevante serviço à sociedade", defendeu o vereador Aroldo Alves.