Ex-comandante da Base Aérea recebe homenagem da Câmara de Natal

A Câmara Municipal de Natal concedeu, nesta quarta-feira (11), o Título de Cidadão Natalense ao Coronel André Luís Gomes Monteiro, ex-comandante da Base Aérea de Natal (BANT). O ato de entrega da distinção ocorreu no auditório da Base Aérea e contou com a participação de autoridades civis e militares. A proposição foi do presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB), que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo homenageado à capital potiguar.

"Estamos aqui para celebrar um justo e e merecido Título àquele que fez muito pela sociedade do Rio Grande do Norte, em especial a de Natal. O Coronel Monteiro esteve envolvido em diversos projetos sociais que fizeram a diferença positiva na vida de milhares de pessoas. Sempre solícito, solidário, dedicado e presente. Ele faz parte da nossa história. A nossa cidade se orgulha do seu mais novo filho", afirmou o presidente Franklin Capistrano.

Para o Coronel Monteiro, defender a pátria em solo potiguar e ao final receber o reconhecimento da população é gratificante. "É o coroamento de uma longa jornada e estou feliz por ver os amigos que tanto contribuíram para o êxito desta missão. Trata-se, portanto, de uma vitória coletiva. Divido esta honraria com todos que fazem a gloriosa Força Aérea do Brasil. E admito que já me sentia um cidadão natalense de coração e convivência. Agora sou natalense, de fato e de direito".

O vereador Hugo Manso (PT), que também participou da cerimônia, falou sobre a importância da Aeronáutica para Natal. "A história do nosso povo está entrelaçada com a Base Aérea. Temos vocação e somos referência internacional na aviação. A localização privilegiada nos inseriu de forma decisiva e vitoriosa no cenário da Segunda Guerra Mundial. Este ponto tem um significado especial para mim porque meu pai trabalhou aqui e serviu durante a guerra na Força Expedicionária Brasileira. Por isso, sempre me emociono quando vejo o vai e vem dos aviões nesta base", declarou o parlamentar.

Por José Martins Junior