Parnamirim: Câmara aprova a inclusão do Setembro Dourado no calendário oficial de eventos do Município

Câmara aprova a inclusão do Setembro Dourado no calendário oficial de eventos do Município
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elienai Cartaxo (PMN) foi aprovado pelo Plenário da Câmara de Parnamirim nesta semana
A Câmara Municipal de Parnamirim (CMP) aprovou, na sessão ordinária realizada ontem (10) à noite, a redação final do Projeto de Lei (PL nº 71/2015) que institui o "Setembro Dourado" no calendário oficial de eventos do Município. O documento segue agora para sanção por parte do Poder Executivo.

A autora do PL, a vereadora Elienai Cartaxo (PMN), explica que a proposta é alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer infantojuvenil. "Identificar os sinais e sintomas é o primeiro passo para que a doença seja diagnosticada e tratada a tempo. A campanha visa conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meios de ações educativas e preventivas, os principais sinais e sintomas da doença", frisa.
Segundo o texto do PL aprovado por unanimidade, as secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social serão as responsáveis pela divulgação e a conscientização da população sobre os sintomas e diagnóstico precoce do câncer.
Entre os mecanismos de promoção que podem ser adotadas pelo Executivo estão: distribuição de cartilhas, caminhadas, palestras educativas em escolas e peças publicitárias.
Audiência pública
As campanhas "Setembro Dourado" e "Outubro Rosa" – voltadas, respectivamente, para chamar atenção da população para a prevenção do câncer infantojuvenil e o câncer de mama – foram debatidas durante audiência pública na CMP realizada no último dia 16 de outubro.
Assessoria