MPF denuncia assaltantes dos Correios de Sítio Novo

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Diego Emanuel Martins Genuíno da Silva (conhecido como "Diego do Japão"); Janderson Filipe da Silva; Viviana Karla Firmino da Silva; e Madson Roberto Alves da Fonseca. Os dois primeiros participaram do assalto à agência dos Correios de Sítio Novo, ocorrido em 25 de janeiro deste ano, e os outros dois ajudaram na tentativa de fuga de um dos assaltantes.

Diego e Janderson, hoje custodiados no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, levaram uma quantia de R$ 3.891,36 da agência e fugiram do local em uma moto que havia sido furtada na véspera, em Natal. Os dois chegaram por volta das 10h da manhã. Diego entrou primeiro, anunciou o assalto, sacou uma pistola calibre .40 e perguntou pelo cofre.

Janderson entrou na agência logo depois, com um revólver. Como o cofre não abriu, Diego retirou o dinheiro do caixa e fugiu junto com Janderson na motocicleta. A gerente da agência, contudo, estava do lado de fora, percebeu o assalto e chamou a polícia. Os policiais encontraram os assaltantes já se retirando do local e iniciaram uma perseguição.

Os ladrões caíram da moto, em uma curva, e tentaram fugir a pé para lados opostos. A PM foi atrás de Diego Martins e efetuou sua prisão. Já na delegacia, o assaltante recebeu uma ligação no celular que foi atendida por um dos policiais. Do outro lado da linha, um homem se identificando como "Ceguinho" exigiu que a polícia abandonasse a perseguição ao outro ladrão, Janderson, caso contrário sua quadrilha iria invadir a cidade e "tocar o terror".

Janderson da Silva foi preso por volta das 14h30, quando os policiais abordaram um táxi onde se encontravam, além dele e do motorista, os outros denunciados: Madson Roberto e Viviana Karla. Em interrogatório, esses dois últimos afirmaram ter pego o táxi em Natal com o objetivo de resgatar Janderson, que se escondeu em meio ao mato. Ele passou sua localização para os comparsas por telefone.

Um policial retornou a ligação feita com ameaças e o número era, exatamente, o do celular que se encontrava com Viviana Karla. Madson já responde a crime de roubo na Comarca de São Paulo do Potengi e teve sua voz reconhecida como o homem que se passou por "Ceguinho". Já Viviana Karla afirma ter sido companheira do marginal Isaac Heleno da Cruz, conhecido como Rivotril, morto em Natal em 2014, e possui diversas fotos para as quais posou segurando armas de fogo.

Confissão - Diego e Janderson confessaram a participação no assalto, que foi todo registrado pelas câmeras de segurança dos Correios. Segundo os policiais militares, durante a prisão em flagrante Diego fez ameaças aos PMs e garantiu que voltaria a assaltar a agência local, configurando "a prática de crime de desacato". O assaltante já era alvo de um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado. Ao ser preso, ele ainda mantinha uma carteira de identidade falsa, com outro nome.

Diego do Japão foi denunciado por roubo (artigo 157 do Código Penal), receptação (art. 180), falsidade ideológica (art. 299), uso de documento falso (art. 304) e desacato (art. 331). Janderson da Silva por roubo e receptação. Madson Roberto responderá por desacato e favorecimento pessoal (art. 348); e Viviana Karla por favorecimento pessoal. A ação penal tramitará na Justiça Feederal sob o número 0000217-28.2016.4.05.8400.