10 maneiras de ser melhor do que seu colega de trabalho

Imagem: IG(Forbes)
O mercado de trabalho não anda fácil. A competitividade está cada vez mais acirrada e, certamente, não é o momento apropriado para o comodismo. É preciso tomar um posicionamento e saber apostar em um diferencial que chame atenção dos empreendedores.
Sempre há, no entanto, colegas de trabalho que não facilitam na convivência harmônica dentro do ambiente profissional. Por causa da competitividade, é preciso ter uma posição e saber não ser bonzinho demais, nem o contrário. Saiba mais na galeria de fotos abaixo:
Conheça bem seus colegas de trabalho
Empenhe-se em conhecer aqueles que trabalham com você. Alguns podem até parecer competitivos demais, mas no fim das contas, podem acrescentar a sua carreira muito mais do que você imagina. É importante ter contatos e, principalmente, criar relacionamentos com eles.
Ouça
Você, às vezes, pode ser muito desconfiado. E é importante ter ciência disso. Algumas pessoas, por mais prepotentes ou arrogantes que sejam, podem ensinar muito e o fazer um profissional ainda melhor.
Seja amigável
Pode parecer óbvio, mas um sorriso seu pode fazer toda a diferença no dia a dia da companhia e de seus colegas. O clima se torna mais leve, os relacionamentos mais fáceis e mais tranquilos de serem levados
Não evite o problema
É comum que relacionamentos entre colegas tenha problemas. Mas é preciso saber lidar com essa situação, mesmo que posso existir discussão em algumas ocasiões. No entanto, uma boa oportunidade de trabalho não pode ser desperdiçada por simples desentendimentos entre colegas de trabalho
Evite fazer fofocas e falar mal de seus colegas de trabalho
Essa deveria ser uma escolha pessoal para todas as pessoas, mas em um ambiente profissional, poderia ser obrigatório. Faz mal aos relacionamentos, faz mal ao ambiente de trabalho, e não é saudável para nenhuma pessoa.
Seja grato
No ambiente de trabalho, seja ele qual for, é preciso ser humilde, ter ciência de seus defeitos e qualidades. Há sempre quem possa ensinar muito mais do que você imagina. Então procure por isso e seja sempre grato por estar ali.
Ajuste sua forma de trabalho à personalidade
Para lidar com pessoas, no ambiente profissional ou não, é preciso ter tato. Procure, então, saber quais são as preferências que as pessoas têm para serem tratadas. Alguns profissionais são mais descontraídos e não veem problema em uma comunicação mais informal. Por outro lado, há também os que agem de forma bastante tradicional e fazem questão de um tratamento no mesmo nível.
Ofereça ajuda
Demonstrar disponibilidade é sinônimo de gentileza. E assim como já se sabe, é uma característica que não faz mal a absolutamente ninguém.
Aceite críticas construtivas
É natural que pessoas, no geral, não gostem de receber críticas. Há, no entanto, o momento mais quente dos relacionamentos interpessoais. Neles, é preciso esfriar a cabeça e pensar no melhor posicionamento para aquele conselho: onde posso melhorar em tal aspecto?
Procure se adaptar ao seu ambiente de trabalho
O mundo é repleto de pessoas diferentes, ambientes diferentes, além de personalidades diferentes. É preciso, então, um pequeno – ou grande – esforço de adaptação. Isso, não só em relação às pessoas ou ambientes físicos. Mas para viver em um ambiente mais harmônico e leve, vale a pena abrir mão de alguns preconceitos.
RedaçãoFORBES
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