Síria: EUA enviam mais 250 soldados para apoiar luta contra Estado Islâmico

Barack Obama (Imagem: br.rfi.fr)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (25) o envio de mais 250 soldados norte-americanos para a Síria, para apoiar a luta contra o Estado Islâmico. "Aprovei o envio adicional de 250 militares norte-americanos, nomeadamente forças especiais, para a Síria", declarou Obama, em Hanôver, na Alemanha.

Obama esclareceu que as tropas vão treinar e dar assistência "às forças locais" que lutam contra o grupo extremista islâmico.

Ontem (24), o presidente norte-americano rejeitou a possibilidade de se criar uma zona de segurança no Norte da Síria por “questões práticas”, pois isso implicaria invadir militarmente grande parte do país.

O presidente norte-americano falava numa coletiva de imprensa, depois da reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Hanôver, em que abordou questões como o acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia, a situação na Síria e na Líbia, o conflito na Ucrânia, as divergências com a Rússia e a crise dos refugiados.

Barack Obama destacou que a sua rejeição não tem a ver com uma “objeção ideológica”, mas sim com uma mera “questão prática”, explicando que é muito complexo estabelecer uma zona de segurança com êxito, pois será preciso destacar um grande número de tropas em terra, controlar movimentos e estabelecer pontos de controle.

Da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto