Alerta Mundial: Imagens mostram possível preparativo para teste nuclear norte-coreano, diz centro de estudos

WASHINGTON (Reuters) - Um centro de estudos norte-americano disse nesta sexta-feira que obteve imagens feitas em 5 de maio por um satélite comercial de um local de testes nucleares da Coreia do Norte mostrando que o país pode estar se preparando para realizar um teste num futuro próximo.
O site 38 North, gerido pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Johns Hopkins University, disse que as imagens mostravam movimento de veículo no local “não frequentemente visto exceto durante preparativos para teste.”
O relato se dá num momento de especulação intensa de que a comunista Coreia do Norte poderia conduzir um quinto teste de um dispositivo nuclear no período em que ela realiza um congresso do partido governante.
Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, celebrou nesta sexta o recente teste nuclear do país e o lançamento de um satélite no espaço na abertura do primeiro congresso do partido em 36 anos.
Vestindo um terno escuro e uma gravata cinza, o líder de 33 anos tinha ao lado o seu principal assessor militar num grande salão repleto de delegados militares e do partido, de acordo com imagens da TV estatal norte-coreana transmitidas nesta sexta.

Durante o congresso, Kim deve consolidar ainda mais o seu controle sobre o país cada vez mais isolado por conta da sua busca de armas nucleares, incluindo um quarto teste nuclear em janeiro, o que levou a resoluções das Nações Unidas em março intensificando sanções.
REUTERS
Imagem: Sakura
Compartilhe no Google Plus