Aplicativo propõe redução do consumo diário de água

Imagem: Mundo das Tribos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de água da população brasileira está bem acima da média recomendada. Nos últimos quatro anos houve um crescimento no gasto de 12%, o que piora a crise hídrica que acontece no país desde o ano passado. Com o objetivo de contribuir para reduzir os índices de desperdício de água, o professor de Publicidade e Propaganda da Estácio Ponta Negra, Renato Cordeiro, criou, juntamente com seus alunos, um aplicativo para ajudar no controle do gasto de água. O software, estará disponível inicialmente para usuários de Android a partir do próximo mês, quando as fases de teste em parceria com CAERN estarão finalizadas.

A ferramenta funciona como um jogo, que permitirá ao usuário incluir suas atividades diárias que envolvam o consumo de água, registrado em litros. De acordo com o especialista, a ideia é fazer com que o consumidor reflita sobre seu gasto e passe a consumir cada vez menos água. "Queremos utilizar a tecnologia digital para promover a cidadania integrada aos meios digitais contemporâneos", afirma Renato.

Para isso, a ferramenta conta com um mapa colaborativo, onde os usuários poderão fazer denúncias ou informar problemas de água nas ruas da cidade, como vazamentos, canos quebrados, entre outros. O professor lembra também que projeto permite aos alunos aliar o conhecimento teórico à prática, desenvolver o raciocínio acadêmico e entender a dinâmica da pesquisa científica como um importante motor para o desenvolvimento social.

Assessoria