As carreiras promissoras e os cursos em alta para os vestibulares 2017

Imagem: Divulgação (USP)
Em 2016, o Brasil vive um momento econômico delicado, com alta no desemprego e retirada de investimentos em vários setores. As notícias ruins sobre a economia são frequentes nos noticiários e isso acaba chegando até os vestibulandos, que ficam preocupados quanto ao futuro da carreira que pretendem seguir.

Um levantamento feito pela agência de empregos Catho mostra cinco profissões/áreas que estão em alta em 2016 e vão continuar nos próximos anos. Esses dados podem auxiliar o estudante na hora de escolher o curso do vestibular ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no caso dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja abaixo as carreiras promissoras destacadas pela Catho:

1) Tecnologia da Informação
A área da Tecnologia da Informação, popularmente chamada de TI, é destacada pela Catho com uma das mais promissoras, assim como áreas que dependem de computação em geral. O aumento das páginas na internet, empresas de tecnologia e startups seguem na contramão do desemprego. Profissionais como Analista/Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programador estão recebendo ótimas oportunidades de trabalho, com salários atraentes.

O vestibulando que deseja seguir essa área pode optar pelos cursos de Ciência da Computação, Gestão em Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

2) Saúde
Essa área quase sempre esteve em alta e vai continuar por muitos anos, pois falta médicos e demais profissionais da saúde em muitas cidades, principalmente no interior, e as famílias resistem em fazer cortes financeiros nessa área mesmo em época de crise. O envelhecimento da população e o maior acesso aos planos de saúde privados também contribuem para criar boas perspectivas para o setor e geração de postos de trabalho. 

Além de Medicina, os vestibulandos também podem escolher cursar Enfermagem.

3) Seguros e setor financeiros

Mesmo com o aumento dos índices de inadimplência, o setor de seguros e os bancos, em particular, estão resistindo bem à desaceleração da economia. Os bancos costumam lucrar mais na crise econômica do que em períodos “normais”. Dentro desse setor há uma demanda crescente por alguns profissionais específicos e especializados, como os da área de Compliance (que cuida dos controles e regras de transparência), por exemplo.

Os estudantes que pretendem se aventurar no mercado financeiro e de seguros devem escolher cursos como Ciências Econômicas e Gestão Financeira.

4) Vendas
Em períodos de crise, quem souber vender é valorizado. Por isso, há uma grande procura por aqueles que, de fato, conseguem trazer receita nessa área em empresas de todos os segmentos. Um bom vendedor tem que ser criativo e entender de marketing e comércio.

Para quem se identifica com a área, os cursos recomendados são Publicidade e Propaganda, Marketing e Vendas e Gestão Comercial.

5) Agronegócios
O Agronegócio representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e deve continuar assim nos próximos anos. A área teve um desempenho melhor que o resto da economia, principalmente por conta do crescimento na produção de carnes e produtos florestais.

Algumas universidades brasileiros possuem o curso de bacharelado em Agronegócios, como Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade de Brasília (UnB). Algumas instituições oferecem também o curso de Tecnologia em Agronegócio. O vestibulando que deseja seguir essa carreira pode optar, ainda, por cursar Administração ou Agronomia e se especializar em Agronegócio.

BRASIL ESCOLA
Por Adriano Lesme