O Menino do Dedo Verde e a Turma da Mônica animam a tarde de sábado no Parque da Cidade

O Menino do Dedo Verde e a Turma da Mônica animam a tarde de sábado no Parque da Cidade


O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vai reunir Tistu, o Menino do Dedo Verde, e personagens da Turma da Mônica na tarde deste sábado (30), a partir das 15:30h, na Biblioteca. O Projeto "Tistu Pensa Verde" acontece sempre no último sábado de cada mês, com a participação de um convidado especial, e tem o objetivo de incentivar a leitura na criançada, além de brincadeiras e troca de livros. "Costumamos dizer que a biblioteca do Parque da Cidade é uma biblioteca viva, porque estamos sempre promovendo atividades que possam levar às crianças a interagir com as histórias que elas leem e seus personagens. Claro que respeitamos o ambiente de silêncio que uma biblioteca exige e, para quem quer estudar, reservamos uma sala individual de estudos que é protegida do barulho externo. Assim, atendemos todas as demandas da nossa biblioteca sem prejuízo uma da outra", explica a bibliotecária Samya Maia, coordenadora do setor.
O Projeto Tistu Pensa Verde é idealizado pelo ator e poeta Josivan Alves, em conjunto com a Sala Natal/Secult, que funciona no Parque da Cidade. É uma releitura do livro Tistu, o Menino do Dedo Verde, escrito pelo francês Maurice Druon. Tistu, no qual o personagem principal do livro, é um garoto esperto, que gosta e cuida da natureza e em tudo o que toca fica verde, vira flores. "Sempre procuramos trabalhar com personagens infantis que tenham a ver com a natureza e com o Parque da Cidade para que possamos multiplicar a causa de preservação do meio ambiente e nada melhor que começar a fazer isso com as crianças", sugere o ator Josivan Alves. Ao final das apresentações, cada criança que levar um livro usado e em bom estado poderá trocar por outro, de acordo com o seu interesse.
Neste sábado (30), o convidado é a Gibiteca Itinerante Jovens Atores, com a Turma da Mônica. Idealizado pela professora Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, o projeto visa estimular o processo de aprendizagem por meio da leitura dos gibis em crianças que estudam na rede pública de ensino. O projeto reúne também alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que atuam no papel de mediadores em rodas de leituras. De acordo com Maria da Conceição, o projeto surgiu da necessidade de apoiar e incentivar ações de leituras prazerosas no espaço escolar. "Nosso objetivo é utilizar os gibis para oferecer situações de aprendizagem significativas, oportunizando aos alunos participantes do projeto, a construção de conhecimentos e habilidades que possibilitam a interação e a cumplicidade com o mundo da leitura", argumenta a coordenadora.
O projeto "Tistu Pensa Verde" é desenvolvido no Ponto de descanso B. Neste sábado (30) será apresentado na biblioteca, excepcionalmente, devido aos tamanho dos personagens da Turma da Mônica. O Parque da Cidade tem estacionamento próprio e seguro e não cobra pela entrada. Para informações, 3232-3207.

Assessoria