Robinson reúne deputados e senadores e obtém apoio para o combate ao crime


O governador Robinson Faria reuniu a bancada de deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte, na noite deste domingo (31), para informar as ações que estão sendo realizadas no enfrentamento à onda de violência deflagrada em reação às medidas de retomada do controle do sistema penitenciário pela administração estadual.

Robinson Faria apresentou aos senadores Fátima Bezerra e Garibaldi Filho e aos deputados federais, Rogério Marinho, Fábio Faria, e ao deputado estadual Jacó Jácome, as medidas tomadas pelo Governo desde a última sexta-feira e pediu o apoio para os pleitos que o Estado está fazendo junto ao Governo Federal como liberação de recursos e fornecimento de equipamentos, inclusive de tecnologia, para combater o crime organizado.

"Peço uma atuação de todos próxima ao Governo. Estamos realizando uma ação para a retomada do controle do sistema prisional. Vamos enfrentar estas reações e devolver a paz à sociedade. De sexta-feira para hoje (domingo), 52 suspeitos foram detidos e foi preso um dos principais suspeitos de chefiar o crime organizado no RN. Com o apoio integrado do sistema policial do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Itep, agentes penitenciários - inclusive de muitos profissionais que estavam de férias e se apresentaram espontaneamente para trabalhar - estamos atuando fortemente e vamos vencer", afirmou o governador aos parlamentares, acrescentando que "o momento não é de disputas políticas. Segurança pública é política de estado e a bancada pode nos apoiar muito junto ao Governo Federal para liberar recursos e equipamentos".

O senador Garibaldi Filho disse que vai apoiar os pleitos do Estado e afirmou que "de sexta-feira para cá começo a sentir que a população passa a confiar nas ações do Governo do Estado para enfrentar a violência".

A senadora Fátima Bezerra destacou "o esforço do Governo do Estado no enfrentamento ao crime organizado" e ressaltou o fato da administração estar trabalhando com a integração entre as forças policiais e buscando a participação dos poderes Judiciário e Legislativo e, ainda, do Ministério Público. "Afirmo aqui todo o meu apoio em Brasília para o Governo do Estado encaminhar as ações emergenciais que forem necessárias", enfatizou.

O deputado federal Rogério Marinho elogiou as ações do Governo do Estado e reconheceu o trabalho do sistema policial. "O Estado não pode aceitar a chantagem dos criminosos, saio daqui mais tranquilo, mais leve, diante das providências que estão sendo tomadas".

Para o deputado federal Fábio Faria o trabalho integrado das polícias é fundamental e mostra que o Governo do Estado está atuando de forma correta e eficiente.

"Há uma reação às medidas corretivas dentro do sistema prisional, mas o Governo age para proteger a sociedade. E isso merece elogios e o apoio de todos", afirmou o deputado estadual Jacó Jácome.

Assessoria
Foto: Rayane Mainara