RN lançará Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura vai apresentar à comunidade educacional e à toda a sociedade o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da SEEC – SIMAIS. A solenidade de lançamento será terça-feira(18), às 9h, na Escola de Governo. 

"O SIMAIS é um conjunto de ações integradas, todas voltadas para a produção e gestão de indicadores educacionais que deverão subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da educação estadual e promover a elevação do padrão de desempenho do sistema público de ensino. Uma dessas ações é o RN Aprende", esclarece Claudia Santa Rosa, Secretária de Educação.

Santa Rosa, adianta que todos os alunos, professores e equipe técnica das 600 escolas, 3.700 turmas e 120.000 estudantes, além do conjunto dos profissionais da rede estadual de ensino que atuam em todas as suas unidades escolares, nas DIRECs e DRAEs, e no órgão central da SEEC, distribuídos em 53 Polos de Aplicação em todo o estado serão avaliados no período de 24 de outubro a 01 de novembro de 2016, quando acontece a 1ª edição do RN Aprende – Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, que tem como o objetivo de diagnosticar os níveis de proficiência dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, assim como as condições de oferta do ensino nas escolas da rede estadual, atendendo às diretrizes do Plano Estadual de Educação - PEE. "A avaliação será realizada com todos os estudantes matriculados no ensino regular, do 5º, 6º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual".

Essa ação faz parte das metas da SEEC, no Acordo de Empréstimo – BIRD 8276-BR, com Banco Mundial e tem por relevância contribuir para o desenvolvimento educacional do Estado.

O SIMAIS visa reunir e integrar institucionalmente processos avaliativos distintos e importantes para a atuação do Estado na gestão educacional como: avaliação da aprendizagem escolar, avaliação docente e profissional, avaliação institucional, além de monitoramento dos programas e projetos institucionais da educação estadual. Todos os processos funcionarão de forma integrada numa mesma plataforma virtual, comunicando-se devidamente com os demais sistemas de gestão da educação.

Assessoria