Nutricionista do Hapvida dá dicas de alimentação para os dias de Carnatal


Natal, 29 de novembro de 2016 - Em Natal, os dias de folia estão chegando. Entre os dias 1º e 4 de dezembro, o Carnatal vai arrastar milhares de foliões por longas horas atrás de trios elétricos. Para que a festa seja perfeita do início ao fim é importante não descuidar da alimentação e hidratação, alerta Roseanny Cristina, nutricionista do Hapvida Saúde, que nesta entrevista dá dicas para acertar na escolha da alimentação antes e depois da folia. A preparação já pode começar.

1 - Quem vai aproveitar todos os dias de Carnatal vai ter um gasto maior de energia; os cuidados com a alimentação e hidratação já devem ser iniciados?
Roseanny Cristina: Sim, a preparação já pode começar. Para os dias de folia é indispensável uma alimentação equilibrada em relação às frutas, legumes e verduras e é fundamental uma boa ingestão de água e sucos de frutas naturais. Os foliões também podem usufruir da água de coco, que é um bom repositor de sais minerais que se perde muito em tempos quentes como estes que estão ocorrendo aqui em Natal.                       

2 - Em dia de festa, como o folião deve se preparar para a noite? Consumir que tipos de alimentos?     
Roseanny Cristina: Em dia de festa a alimentação deve ser com maior destaque à alimentos como frutas com maior composição de líquidos como melancia, abacaxi e melão. De preferência focar no consumo de alimentos mais saudáveis possíveis e ficar longe de alimentos ricos em frituras e gorduras.

3 - E no dia seguinte da folia, o que consumir para recuperar as energias?
Roseanny Cristina: No pós-folia o consumo pode ser de alimentos ricos em carboidratos como tapioca, cuscuz e macaxeira para repor carboidratos perdidos e as frutas e verduras podem ser consumidas para repor as vitaminas e minerais perdidos na noite anterior.     
                 
4 – E o consumo de líquidos durante toda a noite deve receber atenção extra?
Roseanny Cristina: Uma boa ingestão de água é indispensável para os dias e para a hora da folia. A água de coco é um ótimo repositor natural para hidratação nas noites de folia; lembrando que o ideal é consumir água de coco natural e não a de copinhos.

Assessoria