Verão: Alerta para evitar sequestro de crianças em praias

Cuidado redobrado com as crianças em praias e parques

Parques e praias lotados são oportunidades para ação de criminosos. Casos de tentativa de sequestro em praias já foram noticiados e, por isso, o especialista em segurança do GRUPO GR, Niv Yossef, dá algumas dicas de segurança para os pais.

O especialista ainda destaca que os criminosos ficam observando por algum tempo antes de agir, e o fazem em um segundo de distração dos pais.

Confira abaixo as dicas de segurança do GRUPO GR:

DICAS DE SEGURANÇA DO GRUPO GR PARA OS PAIS

- Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas;

- Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais;

- É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos ou aceitem doces e presentes.

- Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos;

- Se a criança se perder em eventos, shopping ou parques, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela administração ou segurança local.

- Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância. Muitas vezes os pais se distraem e deixam bolsas para ir brincar com os filhos, neste momento os ladrões podem agir;

- Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas;

- Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo (a), por mais difícil que possa ser;

- Ao andar de transporte público, mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

- Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante o passeio é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista. Lembre-se: Todo cuidado é pouco!

DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR SEQUESTROS

- Em passeios como shoppings e parques, marque um horário para buscar as crianças e obrigue-as a serem pontuais. As babás não devem usar uniformes, para que não sejam facilmente identificadas.

- É importante sempre observar se você está sendo seguido e se não há veículos diferentes ou pessoas estranhas paradas ou mesmo circulando por perto de sua residência ou local de trabalho. Se isso acontecer, o recomendável é dirigir-se ao posto policial mais próximo ou procurar uma viatura da polícia.

- É primordial estar atento ao entrar e sair do veículo. Note se não está sendo observado, pois geralmente os bandidos aproveitam para agir na hora de colocar o cinto de segurança ou ligar o carro.

- Quando parar no semáforo procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, do motorista. Ou mantenha-se na faixa central, evitando também a calçada.

- As quadrilhas geralmente não sequestram o responsável pela família, pois é ele quem tem acesso direto ao dinheiro e poder para movimentar mais valores em caso de necessidade. Por isso, a informação sobre os filhos e a família é tão importante para os sequestradores.


Sobre o GRUPO GR

O GRUPO GR é hoje uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços. Com 24 anos de atuação e presente em 15 Estados, o GRUPO GR tem um sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e limpeza.

Seu principal objetivo está em oferecer soluções customizadas e integradas que aumentem a produtividade e reduzam custos. A empresa promove a capacitação e a reciclagem permanente de seus funcionários, também instruídos através de simulações variadas para solucionar uma tentativa de assalto ou invasão, situações atípicas como ocorrências e possíveis falhas na segurança (equipamentos e fator humano) e procedimentos em casos de emergência.

Além disso, conta também com serviços de Segurança Eletrônica, sempre atenta às novas tecnologias de prevenção e proteção de pessoas e patrimônios.

Com mais de 1.100 clientes ativos e milhares de colaboradores, o GRUPO GR é referência em seu setor de atuação, atendendo com eficácia condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, shoppings centers, instituições de ensino, hospitais e clínicas médicas, e empresas de diversos portes e segmentos.

Em 2015, o GRUPO GR conquistou o Top of Mind de RH, um grande reconhecimento nacional dos gestores de RH de grandes empresas, para as práticas e capacitação dos colaboradores da companhia e, em 2016, conquistou a Certificação de MELHORES EMPRESAS EM SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

Assessoria