Programação do Fórum de Turismo e da Femptur é lançada oficialmente, evento acontece em abril


Foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (17), a programação do 8º Fórum de Turismo do RN, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de abril, no Centro de Convenções de Natal. O diretor da Argus Eventos, organizadora dos debates, Antonio Roberto Rocha, anunciou os palestrantes e os temas a serem debatidos durante os dois dias de evento.

"Um dos nossos principais focos durante o fórum é contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços prestados no âmbito do turismo e aprimorar o nosso setor. Por isso, traremos palestras com nomes internacionais, como forma de conhecer o mercado europeu e qual a melhor forma de recebermos os turistas estrangeiros, principalmente os da Argentina e Portugal – que contribuem para o número crescente de visitantes", explicou Rocha.

​Gustavo Porpino e Antonio Roberto Rocha,
da Argus Eventos, no lançamento do
Fórum de Turismo do RN e Femptur
A programação vai contar com a palestra de Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA), com o tema "Como otimizar oportunidades para receber o visitante português". E ainda as palestras "A percepção do visitante argentino sobre os destinos Natal e Pipa", ministrada por Gabriel Sanchez, diretor da All Seasons; "Turismo Inteligente: o RN precisa entrar nessa era", com a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Graziele Villela; e a palestra com tema "O futuro dos eventos: novas tendências para o RN", do palestrante Rodrigo Cordeiro, diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International.

Durante o café da manhã, também foram apresentados os atrativos da 3ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN, Femptur. Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, expôs os principais objetivos da feira que terá espaço para cultura, artesanato, gastronomia e os atrativos turísticos dos municípios. "Nós queremos que aumente o interesse de se viajar dentro do nosso próprio estado e isso só vai acontecer, se o município se mostrar atrativo. Interiorizar o turismo é a melhor forma de implementar o setor e fazer com que os potiguares conheçam novos destinos dentro do Rio Grande do Norte", explicou Porpino.


A secretária adjunta de turismo do RN, Solange Portela, representou o governo do estado na ocasião e falou sobre a importância da presença de municípios de todas as regiões na Femptur. "É um excelente momento para que as cidades do interior do estado se mostrem para Natal, o principal emissor de turistas para essas localidades. Trazer o melhor da sua cultura, gastronomia e artesanato para encantar os natalenses", defende a secretária. 

O prefeito de Maxaranguape, Luiz Eduardo, prestigiou o evento e concorda com a importância de ter o seu município representado na Femptur: "Quando se fala em fomentar o turismo, é importante que o município esteja presente em eventos como esse. A feira é uma oportunidade de mostrarmos os nossos potenciais e a qualidade dos serviços prestados em Maxaranguape".

Outros gestores municipais prestigiaram o lançamento, como Renato de Doquinha, prefeito de São Miguel do Gostoso; e Túlio Lemos, de Macau. Além de secretários municipais de turismo; o vereador de Natal, Felipe Alves; os deputados estaduais, Hermano Morais e Tomba Farias; e o Senador Garibaldi Alves Filho.

Na ocasião, Garibaldi Filho parabenizou a organização dos eventos voltados para o turismo e enalteceu a importância de interiorizar o setor. "A vocação do potiguar sempre esteve no turismo e é preciso valorizar isso. Confio que esses eventos vão contribuir com a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte que é uma realidade e uma necessidade para o nosso estado", finalizou o senador.

Todos os principais destinos do RN terão estande na feira que será uma ótima oportunidade para comercialização da produção associada ao turismo, como queijos, doces, biscoitos, mel cachaças e licores, entre outros itens. Além de um espaço para o artesanato, gastronomia, apresentações culturais e exposições fotográficas.

Assessoria