Um alerta sobre a obesidade

Resultado de imagem para obesidade
Imagem: Hippodrs
Dia Mundial do Rim alerta sobre obesidade

O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Em 2016, o Brasil esteve entre os três principais países que mais realizaram ações de prevenção no mundo. Neste ano, a data será celebrada em 09 de março. 

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, em associação ao World Kidney Day, está desenvolvendo uma série de ações para promover a adoção de comportamentos preventivos. O objetivo é informar sobre as consequências nocivas da obesidade e a sua relação com a doença renal, defendendo um estilo de vida saudável e políticas de saúde. 

Estima-se que, em 2025, a obesidade irá afetar cerca de 18% dos homens e 21% das mulheres em todo o mundo e a obesidade mórbida irá acometer cerca de 6% dos homens e 9% das mulheres em todo o mundo. A obesidade está associada a uma série de problemas graves de saúde. Além de ser um fator de risco potente para o desenvolvimento da doença renal, ela aumenta o risco de morte e contribui para muitas outras patologias, como doença cardíaca, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, apneia obstrutiva do sono, fígado gordo, doenças da vesícula, osteoartrite, cancro e doenças mentais. 

"O Dia Mundial do Rim é um marco para chamar a atenção de todos para a importância da prevenção das doenças renais. Cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da DRC. É imprescindível o diagnóstico precoce e uma atenção especial aos indivíduos desse grupo de risco", ressalta a presidente da Sociedade, Dra. Carmen Tzanno Branco Martins, que foi nomeada embaixadora do Dia Mundial do Rim no Brasil.

Para prevenir a Doença Renal Crônica, pratique exercício físico regularmente, controle o nível de açúcar no sangue para evitar o diabetes, monitore a pressão arterial, mantenha uma alimentação saudável e evite o sobrepeso, hidrate-se ingerindo líquidos não alcoólicos, não fume, não tome remédios sem orientação médica e consulte um médico frequentemente para verificar a situação dos rins.

Assessoria
Compartilhe no Google Plus