Dois grandes campeões mundias: Uruguay e Itália se enfrentaram hoje em jogo amistoso.




Dois grandes campeões mundias: Uruguay e Itália se enfrentaram hoje em jogo amistoso.
Fotojornalista: Silvia Ponchon Preihs
07.06.2017


Dois grandes times campeões mundiais, italianos e uruguaios, se enfrentaram hoje no sul da França, em Nice, por mais um jogo amistoso.
O histórico de confronto entre as duas seleções mostra um cronograma equilibrado de resultados. Até hoje, haviam sido 9 as partidas entre as duas grandes potências, sendo 3 vitórias para cada uma e 3 empates. Hoje, o time da Itália teve mais uma vitória por 3 x 0.


Foi na Copa do Mundo de 1970, que as duas seleções se enfrentaram pela primeira vez e empataram sem gols. No Mundial de 2014, realizado recentemente no Brasil o duelo foi vencido pelos uruguaios por 1 a 0 (jogo em que ocorreu o incidente entre Suárez e Chiellini, que rendeu uma punição de 9 partidas de suspensão para o uruguaio).

 
 
Na partida de hoje, a Itália que está vindo de uma recém goleada (contra San Marino por 8x0) entrou em campo motivada e contando com o apoio da torcida que predominava com as cores italianas.

Logo no início do jogo, um gol contra do zagueiro Giménez abriu o caminho para a vitória da Itália, que chega agora a nove partidas sem derrota.



A Celeste entrou em campo no segundo tempo determinada a empatar. Fizeram um gol (Cáceres), mas a arbitragem acabou marcando falta do lateral e o gol, consequentemente não valeu.

A Azzurra, com as entradas de El Shaarawy e Eder, se manteve mais presente no ataque. E fez o segundo gol depois que o brasileiro naturalizado italiano Eder aproveitou chute cruzado de Gabbiadini e jogou para o gol. Nos acréscimos, El Shaarawy sofreu pênalti, e De Rossi fez o terceiro finalizando o placar em 3 x 0 para os italianos.



A Itália entrou em campo sem Marco Verrati (jogador do PSG) devido a uma lesão do jogador e que não permitiria uma recuperação a tempo conforme informado pela FIGC (Federação Italiana de Futebol)

O time do Uruguay teve que lidar com alguns desfalques importantes. O primeiro foi Luiz Suárez que está machucado e não pode ser chamado. Outro agravante foi Edinson Cavani que se machucou no início do ultimo amistoso realizado contra a Irlanda, dia 04.06.2017 (em Dublin) e também teve que ficar de fora do confronto contra o time da “Azzura”.


O técnico Oscar Tabárez fez algumas alterações no time do Uruguay como consequência do desfalque de Cavani e Suárez, e entrou em campo com Diego Rolan, Janathan, Álvaro González, Matia Vecino, Nahitan Nández, Carlos Sanches, Martin Cáceres, Sabastian Coates, José Gimenez, Maximiliano e Muslera (que integrou o grupo apenas essa semana depois de ser sido liberado pelo seu time na Turquia. Motivo da liberação tardia: o amistoso anterior realizado contra a Irlanda não estava dentro do calendário FIFA e os clubes não eram obrigados a liberar seus jogadores).
 

 
 
Nas eliminatórias sul-americanas, o Uruguay que estava por muito tempo na liderança caiu para terceiro lugar depois de 3 derrotas consecutivas. Embora ainda estejam na zona de classificação (com 23 pontos sendo sete vitórias, dois empates e cinco derrotas) a vantagem em relação a Argentina é pequena o que leva o time a concentrar esforços totais para as próximas rodadas objetivando ganhar todos os pontos e evitar a zona de repescagem.  

 
O próximo jogo da Itália será no domingo, dia 11 de junho, quando enfrentará Liechtenstein pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Atualmente, pela classificação do grupo G Itália e Espanha estão empatados com 13 pontos (entretanto por saldo de gols a Espanha tem vantagem ficando atualmente em primeiro do grupo), o que levará a Itália a tentar ao máximo garantir uma vitória contra Liechtenstein. Parte desta vantagem da Espanha nos saldos de gols veio do mesmo adversário (Liechtenstein) quando se enfrentaram o dia 05.09.2016 pela primeira rodadada das eliminatórias fazendo 8 gols cotra 0.


Já os uruguaios voltam a jogar apenas em Agosto pelas eliminatórias o que por sorte, deverá ter tempo suficiente para a boa recuperação dos jogadores machucados. O Uruguay enfrenta Argentina no dia 31.08.2017 em casa pela 15° rodada, e logo em seguida viaja para enfrentar o Paraguay, na casa do adversário, no dia 05.09.2017 (16° rodada).