Conheça a história do Dr. Francelino (in Memorian) homenageado pela Assembléia Legislativa


Uma homenagem a Dr. Francelino (in Memorian): Hoje completa 11 anos de sua morte

JOÃO FRANCELINO FILHO, nascido no Município de Patu/RN, no sítio serrote, em 10/09/1933, 6º filho de João Francelino de Moura e Petronila Josina de Moura, teve infância e adolescência sacrificada, por necessitar ajudar a seus pais na agricultura. Mais ele tinha um sonho..., um sonho adormecido, aguardando apenas um trampolim para sua a vitória e não era naquele lugar, apesar de amar muito a sua terra natal.

Iniciou seus estudos no interior do Rio Grande do Norte, freqüentando até a 3ª série primária, quando foi residir em Natal/RN no ano de 1951, onde continuou a estudar e começou a trabalhar como ambulante, balconista, comerciante entre outras profissões.

Tendo sido convidado, em 1952, pelo seu primo Antônio Francelino de Almeida, que futuramente viria a ser seu cunhado, então Cabo da FAB, a conhecer a Base Aérea de Natal, conhecida como o "trampolim da vitória"; ingressou na carreira militar em fevereiro do mesmo ano, tendo sido engajado como soldado em 01/03/1953; tendo concluído o nível médio em 1954; foi promovido a Cabo.

Casou-se com Maria de Lourdes Almeida de Moura, em 30/05/1958, com quem tiveram 4 filhos ( Eudes, Edmar, Edyneide, Eudembergne). Em outubro de 1972, foi promovido para 3º Sargento. Depois de muito esforço e dedicação, formou-se em Geografia (1973); lecionando em escolas da Capital, inclusive na antiga ETFERN hoje IFRN; permaneceu na ativa até outubro de 1980; quando foi transferido para a reserva no posto de Sub-Oficial da Aeronáutica, tendo sido condecorado em diversas ocasiões e auferido várias medalhas de honra ao mérito, um militar exemplar.

Ainda na caserna, em dezembro de 1977 concluiu o curso de Bacharel em Direito pela UFRN recebendo o numero da OAB 1136 RN. Advogou sempre para os mais humildes e necessitados e continuou honrando sua promessa desde a sua formatura até o fim da sua vida. Conheceu e perpetuou inúmeras amizades, onde chegava, era gratificante a sua presença, pessoa alegre, diligente, prestativa, por vezes também divergente quando defendia suas posições, mas firme no agir. Recebeu inúmeros elogios dos seus amigos, colegas e até mesmo dos seus adversários, pela sua sinceridade e honestidade como profissional.

Era um apaixonado pela leitura e conhecimento e em sua residência, acolheu e ensinou a muitos parentes e amigos - hoje formados - que vinham do interior disposto a estudar, trabalhar, enfim "ganhar a vida". Participou ativamente da política interiorana, sempre enaltecendo a Família Moura, não esquecendo jamais das suas origens.

Era ansioso para ajudar os mais pobres, seja lá quem fosse, as vezes até sacrificando a família, ensinando que educação, amizade, liberdade e humildade são peças essenciais para um vencedor.

Será sempre lembrado como um defensor da liberdade e dos direitos dos mais carentes, um guerreiro vitorioso.Falecido em 05/07/2006, foi um homem alegre, trabalhador, pai e amigo, que lutou para vencer e viveu para servir.

Em 2014, a Assembléia Legislativa homenageou Dr. Francelino(In memorian) com uma medalha do mérito Legislativo e em 27 de novembro daquele ano o seu filho Bergne Moura recebeu das mãos do presidente da Câmara, à época, Deputado Ricardo Mota.

Hoje está completando 11 anos de sua morte, onde amigos e familiares compartilham nas Redes Sociais todas as memórias e momentos vividos com esse homem que, usando as palavras do presidente da Assembléia: "Homem que dá exemplo de lisura, competência, caridade e dedicação para o desenvolvimento de seus conterrâneos"

Por Integris Assessoria de Comunicação