Defensoria Pública do RN encerra hoje campanha para arrecadação de itens de higiene



A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) encerrará, nesta sexta-feira (18), a campanha "Saúde e Dignidade" de arrecadação de materiais de higiene pessoal íntima. As doações podem ser feitas das 8h às 14h, na sede do núcleo de primeiro atendimento, em Lagoa Nova. Os itens serão entregues durante atendimento para mulheres em situação de rua.


A campanha foi lançada com o objetivo de oferecer para as mulheres que vivem em situação de rua uma forma mais digna de preservar sua saúde íntima. "Chegou até a Defensoria a informação de que muitas mulheres que vivem em situação de rua não possuem, por exemplo, absorventes para uso pessoal e acabam optando por meios não convencionais e de risco para sua saúde. Nossa proposta é levar dignidade e garantir segurança a higiene íntima dessas mulheres em situação de rua", explica a defensora pública Fabrícia Gaudêncio, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado.


Os itens arrecadados durante a campanha serão entregues durante a edição do projeto "Defensoria na Comunidade" que será realizado dentro do Ato Pop. Rua, que marca a passagem do Dia de Luta da População em Situação de Rua celebrado (19 de agosto). O evento, voltado especialmente para as pessoas em situação de rua, irá acontecer na sexta-feira (18), na Pinacoteca do Estado, a partir das 8h30. Na ocasião, kits pessoais com parte dos itens coletados serão entregues e os defensores realizarão atendimento jurídico gratuito.


DIA DE LUTA


O Dia de Luta da População em Situação de Rua é celebrado na mesma data em que acontece o massacre na Praça da Sé, em SP, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam. Outros conseguiram fugir.