Futebol Internacional: Uruguay x Bolívia (Eliminatórias para Copa)



Eliminatórias para Copa do Mundo 2018: Uruguay x Bolívia
Fotojornalista: Silvia Ponchon
10.10.2017


Terminou finalmente a ultima rodada das eliminatórias sul americanas para a Copa do Mundo 2018 na Russia. 

A América do Sul, que tem direito a 4 vagas diretas e 1 por repescagem, tem o Brasil como primeiro classificado (cabeça de chave). Três equipes já estavam desclassificadas (Equador, Bolívia e Venezuela) e as outras 6 ainda brigaram até a última partida por uma vaga na Copa de 2018 tendo sido classificados além do Brasil: Uruguai, Argentina e Colombia. O Peru irá disputar a repescagem uma vez que o Paraguai não conseguiu vencer o lanterna das eliminatórias (Venezuela) e perdeu por 1 x 0. 


Em Montevideo a equipe do Uruguay (já vencedora de duas Copas do Mundo 1930 e 1950) recebeu em casa o time que já estava desclassificado, a Bolívia (4 vitórias, 2 empates e 11 derrotas), e que veio da ultima rodada das Eliminatórias de um empate contra o Brasil por 0x0.

A equipe de Tabárez que precisava ter ganho a ultima rodada contra a Venezuela para ter garantido sua vaga (sem precisar ir para repescagem) finalizou o placar hoje no estádio Centenário em Montevideo, contra a Bolívia em 4 x 2. 



A Bolívia inaugurou o placar logo aos 23 minutos para surpresa dos torcedores, tendo sido um gol contra quando Godin foi afastar a bola e acabou batendo no outro jogador Gastón Silva. Porém, logo o time da Celeste se recuperou e Cáceres desviando chute cruzado e Cavani (de cabeça) viraram o resultado ainda no primeiro tempo. No Segundo tempo Suárez marcou mais 2 gols aos 60` e 76`. 


O Uruguay depois da rodada anterior quando jogou contra a Venezuela, tinha subido para 28 pontos (8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas) e já estava praticamente classificado para a Copa pois precisava acontecer uma combinação pouco provável de resultados (nesta ultima rodada) para que a Celeste fosse para a repescagem. Com a vitória de hoje, a Celeste finalizou as eliminattórias com um total de 31 pontos mantendo a posição de segunda colocada. 

A segurança do estádio foi reforçada pois uma provável festa já era esperada. Foi proibído entrar no estádio com fogos de artifício, garrafas de vidro, bebida alcoólica bem como qualquer material racista. 


De todas as partidas internacionais do time do Uruguay, o melhor resultado da Celeste é justamente contra os Bolivianos, de um jogo que ficou em 9x0 disputado em Lima, Peru, em 1927 pelo Campeonato Sul Americano.

De um total de 43 partidas entre Uruguay a Bolívia, a Celeste ganhou 29 (incluindo a partida de hoje). 

Os Bolivianos já haviam enfrentado os uruguaios pela primeira rodada das eliminatórias em casa no estádio Hermando Siles tendo sido a primeira vez que o Uruguay venceu a equipe “La Verde” fora de casa. Mesmo tendo jogado sem seus principais jogadores (Luis Suárez e Edinson Cavani) que estavam suspensos, a Celeste venceu a Bolívia na estréia dos dois times pelas Eliminatórias por 2x0 com gols de Cáceres e Godín.


O Uruguay é o time com maior número de títulos oficiais do mundo reconhecido pela FIFA, no total são 15 Copas América, 2 Copas do Mundo e 2 torneios olímpicos (que eram, na época, considerados campeonatos do mundo, motivo pelo qual o time do Uruguay tem 4 estrelas no uniforme).


Os países classificados como cabeça de chave para a Copa do Mundo 2018 são: Rússia (sede); Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França. Os países que disputarão a repescagem irão jogar no início de Novembro, mesma época me que os já classificados, disputarão duas rodadas de jogos amistosos.