Mais de 800 pessoas são atendidas pelo Check-up Vascular no Via Direta em Natal


O sábado foi pra cuidar da saúde, pelo menos para aqueles que antes mesmo das 7h da manhã estava na fila para o Check-up Vascular, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular em parceria com a Farmoquímica, no estacionamento do shopping Via Direta, na zona Sul de Natal.

O serviço gratuito à população, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento, atendeu mais de 800 pessoas. Dezenas delas receberam orientação e encaminhamento para exames, para combater doenças vasculares. A procura foi tão grande que o número de fichas, antes estipuladas em 500, ultrapassou os 800 atendimentos.

A ação do Check-up Vascular antecedeu o 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, que acontecerá em Natal de segunda à sexta (13), no Centro de Convenções, reunindo mais de 2.000 especialistas do país e de vários internacionais.

Para o Carlos Medeiros, 63 anos, que mora em Jaçanã, o Check-up Vascular foi muito bom para orientá-lo sobre dores que sente nas pernas. Atendido pelo presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular no RN, Márcio Villar, ele ficou sabendo que seu problema de circulação pode ser melhorado através de exames e medicamentos, e o melhor, não era nada grave.

O Check-up Vascular ofereceu uma estrutura montada com tendas de apoio e uma carreta, que foi usada para o atendimento, onde os médicos fizeram uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas, além de orientarem o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.

Para o presidente do 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Gutenberg Gurgel, a intensão é manter a missão da Sociedade em promover a saúde vascular da população. “Nosso objetivo é alertar, prevenir e diagnosticar as doenças vasculares que mais impactam na saúde das pessoas”, argumenta.

O evento contou com a contribuição de cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e alunos ligados à SBACV-RN.

Assessoria | Edição: Diário Potiguar