Dia de combate ao câncer infantojuvenil terá fórum em Natal



Dia de combate ao câncer infantojuvenil terá fórum em Natal

O câncer representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No entanto, se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, cerca de 80% dos casos podem ser curados – e a maioria das crianças e adolescentes terá boa qualidade de vida após o tratamento. A divulgação destas informações será intensificada no dia 23/11 - Dia Nacional, Estadual e Municipal (em Natal) de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Em alusão a data, a Casa Durval Paiva promove na próxima quinta o XII Fórum do Diagnóstico Precoce, a partir das 8h, no auditório do CTGás, em Lagoa Nova.

O evento é destinado aos profissionais da saúde, estudantes e demais interessados no tema. A inscrição pode ser feita pela internet no endereço diagnosticoprecoce.vai.la, mediante doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento.

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) chama a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce da doença. A entidade, que congrega 53 instituições de apoio à criança com câncer espalhadas por todo o País, reforça que, quando descoberto cedo, o câncer em crianças e adolescentes tem mais chances de cura.

Para Rilder Campos, presidente da CONIACC e da Casa Durval Paiva, o DNCCI é uma data fundamental para mobilizar a sociedade em prol da importância do diagnóstico precoce da doença. "O câncer infantojuvenil atinge todas as classes sociais, credos e raças, então é um problema da sociedade como um todo, e o fato de termos uma data para registrar esse tema é importante, porque é uma ação nacional e visa sensibilizar toda a sociedade para os sinais e sintomas da doença. Só assim podemos melhorar os nossos índices de cura, só comparados com os de um país subdesenvolvido", alerta.

Apesar de o tratamento do câncer infantojuvenil ser um dos maiores exemplos de sucesso nas últimas décadas, a taxa de cura no Brasil é aquém do almejado, de acordo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). Um dos fatores que contribuem para isso é o diagnóstico tardio. "Uma criança, quando tem a doença diagnosticada precocemente, pode ser tratada com a possibilidade de ter menos sequelas e mais qualidade de vida. Por isso, é tão importante a família ficar atenta aos sinais e sintomas que podem ser do câncer e procurar um médico", informa Teresa Fonseca, presidenta da SOBOPE.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo, o diagnóstico precoce é a principal arma contra a doença.

PROGRAMAÇÃO:
XII Fórum do Diagnóstico Precoce
23/11/2017
Local: auditório do CTGás 
8h - Credenciamento
8h45 - Abertura
9h - 10h - Epidemiologia do Osteossarcoma
Dr. Esdras Furtado (Chefe do setor de oncologia ortopédica do Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa)
10h-10h15 - Coffee Break
10h15 -11h15 - Nova técnica cirúrgica para o tratamento do osteossarcoma
Dr. Michel Freire de Araújo - Cirurgião Ortopedista (Liga Norte Riograndense contra o Câncer)
11h15-12h - Impacto da dieta no tratamento do câncer infantojuvenil
Priscilla Abrantes (Nutricionista da Casa Durval Paiva)
12h-14h - Intervalo para almoço
14h-14h30 - Apresentação Coral Bem Viver da Casa Durval Paiva
14h30-16h30 - A importância do suporte educacional e psicológico através das Classes Hospitalares – Case Casa Durval Paiva
Gabriela Pereira (Coordenadora Pedagógica da Casa Durval Paiva)
Andréia Gomes - Secretaria Estadual de Educação – SEEC
Laise Cabral (Psicóloga da Casa Durval Paiva)

O DNCCI
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), 23 de novembro, foi instituído pela Lei Nº 11.650, de abril de 2008, e visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer e apoiar as crianças, adolescentes e seus familiares.

Na mesma data também é referendado o Dia Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil. No Estado, a Lei foi promulgada em março de 2008, através do Projeto do Deputado José Dias e no Município de Natal, foi instituída em 2009, por meio da Lei de autoria do vereador Hermano Morais. Ambas atenderam uma demanda social pleiteada pela Casa Durval Paiva, quanto ao estímulo de atividades educativas preventivas, a promoção de debates e outros eventos sobre políticas públicas, bem como, ao apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças e adolescentes com câncer.

Com informações da CONIACC.