Encontro discute Realização de Proficiência Médica e a abertura de novos cursos de medicina






Encontro discute Realização De Proficiência Médica e abertura de novos cursos de medicina.


Nesta sexta-feira (16), Natal sedia a Reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira – AMB com a presença das Associações Regionais, Conselhos de Medicina e representantes da Federação Nacional dos Médicos – FENAM. Entre os assuntos da pauta está a abertura de Novas Escolas de Medicina e a Posição das Entidades sobre a Realização De Proficiência Médica. O encontro acontecerá a partir das 8h30, no Hotel Serhs, na Via Costeira.

A reunião será conduzida pelo presidente da AMB, Dr. Lincoln Lopes Ferreira, que defende os direitos médicos, uma medicina de qualidade e por melhores condições para atender a saúde da população brasileira.

Iniciando as discussões está a abertura de novos cursos de medicina. O governo federal suspendeu a abertura de pelos próximos cinco anos, por meio de uma moratória, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).

Ainda no Encontro, a polêmica sobre a Realização De Proficiência Médica que poderá se tornar obrigatório para médicos. É o que propõe o PLS 165/2017, de autoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS). O projeto estabelece que só poderá se inscrever nos conselhos regionais de medicina, o médico que tenha sido aprovado na prova. A ideia é seguir o exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil que exige a aprovação no Exame de Ordem para que o bacharel em direito possa exercer a profissão de advogado.

Natal é a primeira cidade a receber a Reunião. Até então, o evento era realizado em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.